DESPERTANDO GUARDIÕES DO MEIO AMBIENTE NA ESCOLA DO CAMPO.

Autores

  • clarice borba santos Unipampa
  • Maria Lúcia GIOZZA HERNANDEZ
  • Claudenir Bunilha Caetano

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.987

Palavras-chave:

Meio Ambiente

Resumo

Este trabalho apresenta o resultado da pesquisa realizada na Escola Atanagildo Domingues no município de Arroio Grande-RS.  Adotamos como referência as concepções de Educação do Campo e sua legislação. Partimos dos princípios e pressupostos da pesquisa in(ter)venção-ação, investigamos qual a Concepção de Educação Ambiental era adotada na Escola. A Comunidade contribuiu ativamente no processo de compreensão e apropriação do Projeto Educativo, elaboraram estratégias, definiram conteúdos, construíram o currículo e compreenderam que para alcançar seus ideais é preciso educar numa perspectiva libertária. Com a pesquisa estabeleceu-se laços afetivos, sociais, cognitivos e políticos com a comunidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

clarice borba santos, Unipampa

Educadora Mestre em Educação do Campo

Maria Lúcia GIOZZA HERNANDEZ

Educadora.

Referências

BRASIL. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 5. ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação Edições Câmara, 2010. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 11 set. 2011.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1988.

BRASIL, Política Nacional de Educação Ambiental. LEI No 9.795, DE 27 DE ABRIL DE 1999.Brasília, DF.

BUTZKE, Alindo. ZIEMBOWICZ, Giuliano. CERVI, Jacson Roberto. O direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Caxias do Sul: Educs, 2006.

CALDART, R. S. Por uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção. In: Educação do Campo: identidade e políticas públicas. KOLLING, E.J. et al. (orgs). Coleção Por uma Educação do Campo, n° 4. Brasília: Art. Nacional Por Uma Educação do Campo. 25 – 36 p. ,2002.

DAYRELL, Juarez. A escola como espaço sócio-cultural. In:DAYRELL, Juarez (org.). Múltiplos Olhares sobre educação e Cultura.Belo Horizonte: Ed.UFMG, 1996

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Terra. 6ª ed. São Paulo: Peirópolis, 2009.

GUIMARÃES, Mauro, A dimensão Ambiental na Educação. 10ª ed. Papirus: CIDADE, 2010.

DELUIZ, N.; NOVICKI, V. Trabalho, meio ambiente e desenvolvimento sustentável: implicações para uma proposta de formação crítica. Boletim técnico do SENAC, Rio de Janeiro, 2008.

DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DAS ESCOLAS DO CAMPO. CNE/MEC, BRASÍLIA, 2001.

FREIRE. Educação como prática da liberdade. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

MST, Cadernos de Educação, nº 6. Como fazer a escola que queremos: O Planejamento. São Paulo.1995.

MIQUELIN, Awdry Feisser. A problematização do processo educacional: do processo educacional: suporte para o trabalho em Oficinas de Aprendizagem, 2008.

PELICIONI, M. C. F. Educação Ambiental: evolução e conceitos. In: PHILIPPI, Arlindo Junior. Saneamento, saúde e ambiente: fundamentos para um desenvolvimento sustentável. Barueri, SP: Manole, 2005, p. 587-598.

RIBEIRO, M. Movimento camponês, trabalho e educação - liberdade, autonomia, emancipação: princípios/fins da formação humana.1.ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 30ª ed. Campinas (SP): Autores Associados, 1996.

SPAREMBERGER, Raquel Fabiana Lopes, PAVIANI, Jayme. Direito ambiental. um olhar para a cidadania e sustentabilidade planetária. Caxias do Sul, RS: Educs, 2006.

Downloads

Publicado

2018-11-26

Como Citar

santos, clarice borba, HERNANDEZ, M. L. G., & Caetano, C. B. (2018). DESPERTANDO GUARDIÕES DO MEIO AMBIENTE NA ESCOLA DO CAMPO. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 4. https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.987

Edição

Seção

Dossiê: X Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental (EDEA)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.