A Educomunicação como ferramenta para o diálogo na Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.983Palavras-chave:
Educação Ambiental, Comunicação, Crítica.Resumo
Inicialmente, convém mencionar que este trabalho faz parte de um constructo maior, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), denominado Sala Verde nas Ondas do Rio Iguaçu: a dimensão política da Educação Ambiental. Este projeto é concedido a Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Dois Vizinhos, onde a pesquisa está sendo realizada. Está é uma proposta de Educomunicação, com o desenvolvimento de matérias e informativos de valores éticos e estéticos em uma perspectiva crítica da Educação Ambiental, o objetivo é questionar o atual modelo de relação sociedade. Foram convidados professores de uma Escola de Educação Básica para a revitalização do espaço da Sala Verde. Nesse processo educativo construímos matérias audiovisuais. Ao final das atividades os professores responderam uma entrevista, possibilitando analisar os dados de forma quanti-qualitativa, relacionando Educação e Comunicação.
Métricas
Referências
BONOTTO, D. M. B. Contribuições para o trabalho com valores em educação ambiental. Ciência & Educação, Bauru, v. 14, n. 2, p. 295-306, 2008.
Coutinho (1998, p.35)
DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. (Orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
FRANÇA, R. Educomunicação para uma prática libertadora: dentro e fora da sala de aula. Ceará, Out. 2010.
MACHADO, J; VIDOTO, S.V.R; GRACEZ, C.L; GONÇALVES, K.P; ROSA, R. A educomunicação como processo formativo: uma abordagem sobre violência no âmbito escolar. Revista Anagrama. São Paulo, ano 3, ed.4. 2010
MARIN, Andreia A. A educação ambiental nos caminhos da sensibilidade estética. In: Inter-ação Rev. Fac. Educ. UFG, v.31, n.2 p.277-290, jul-dez 2006.
DEVECHI Catia Piccolo Viero; TREVISAN Amarildo Luiz. Sobre a proximidade do senso comum das pesquisas qualitativas em educação: positividade ou simples decadência? Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, vol.15 no.43 Jan./Apr. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782010000100010 . Acesso em 10 set. 2018
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.