Ensino através da pesquisa. Relato de experiência investigativa
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.974Palavras-chave:
ensino por pesquisa, prática investigativa e meio ambienteResumo
Este artigo é um relato de experiência realizado com turma de 9º ano do Ensino Fundamental que teve como objetivo auxiliar os alunos na construção da capacidade de questionar, visando uma mudança na prática do professor, motivando os alunos a elaborarem pesquisas com reflexões diante do tema meio ambiente. A metodologia utilizada foi do tipo investigativa já que, através da pesquisa, os alunos constroem conhecimentos, adaptando-os ao saber do senso comum e explicam os fatos estudados. Durante as etapas deste trabalho, observou-se que unindo a pesquisa à prática contribui-se para a aprendizagem dos alunos, pois a escola tem o papel de construção do conhecimento. Analisando os objetivos pode-se considerar que houve ampliação da capacidade de argumentação e do interesse nos alunos pelo aprendizado, bem como na construção de reflexões conscientes diante do tema meio ambiente.Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.