Fotografia na Serra dos Tapes: a trajetória profissional e pessoal de Heinrich Feddern
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v2i1.96Palavras-chave:
Estado Novo, Fotografia, Imigração, Nazismo, Serra dos TapesResumo
Localizada na região sul do Rio Grande do Sul, a Serra dos Tapes é uma região na qual se instalaram, durante o século XIX e XX grupos de imigrantes, majoritariamente de origem germânica. Dentre estes, se destacou a figura de Heinrich Feddern, profissional ligado à produção de fotografias, que foi perseguido e preso acusado de colaboração com o regime nazista durante o Estado Novo. Desta forma, o presente ensaio tem como objetivo tratar da trajetória pessoal e profissional deste fotógrafo e as implicações de sua prisão sobre a produção de registros fotográficos, bem como a importância deste profissional no cenário fotográfico local.
Métricas
Referências
ALBERTI, Verena. Indivíduo e biografia na história oral. Rio de Janeiro: CPDOC, 2000.
GERTZ, René. O perigo alemão. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 1998.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
GIRON, Loraine Slomp. As sombras do littorio: o fascismo no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Editora Parlenda, 1994.
KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009.
MAUAD, Ana Maria. A fotografia e a família no Brasil oitocentista. IN: ANDRÉ, Richard Gonçalves. Álbuns de família: a história e a memória entre os fios luminosos da fotografia. Londrina: Ed. UEL, 2014 (p.09-49).
MEIHY, José Sebe Carlos. Guia Prático de história oral. São Paulo: Editora Contexto, 2011.
PORTELLI, Alessandro. Tentando aprender um pouquinho: algumas reflexões sobre ética na História Oral. IN: PERELMITEL, Daisy. Ética e História Oral. Projeto História. PUC-SP: São Paulo, 1997 (p.13-49).
POSSAMAI, Zita Rosane. Cidade fotografada: memória e esquecimento nos álbuns fotográficos – Porto Alegre, décadas de 1920 e 1930. Tese de Doutorado em História – UFRGS: Porto Alegre, 2005.
SOARES, Tais Castro. Memória da fotografia em Pelotas-RS na produção dos ateliês de Lhullier e Amoretty. Universidade Federal de Pelotas. Dissertação de Mestrado Memória Social e Patrimônio Cultural, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.