Reinvenção do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Escola: Propostas de Alunos Estagiários em Letras
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v1i02.80Palavras-chave:
letramento, ensino de língua e literatura, estágio de docênciaResumo
O trabalho, aqui apresentado, é resultado das práticas de letramento, em especial, de letramento literário levadas a cabo no período de estágio de discentes do Curso de Letras, via projeto de extensão Experiências de leitura/escrita: a formação de leitores/escritores. O objetivo deste texto é o de relatar duas propostas de ensino com o texto literário, trazendo uma metodologia específica que visa apresentar, aos futuros profissionais das Letras, uma possibilidade fértil de trabalhar com a língua e a literatura na escola. Também, traz uma breve abordagem teórica sobre letramento, para situar o leitor sobre o significado de tal termo. Como resultado das práticas desenvolvidas ao longo do estágio, foi possível perceber a diversidade e riqueza de ações que podem perpassar a sala de aula de língua e literatura, transformando esse espaço em espaço de prazer, de aprendizagens significativas que mobilizam a criatividade, a criticidade e o desenvolvimento do prazer pela leitura e escrita.
Palavras-chave: letramento; ensino de língua e literatura; estágio de docência.
Métricas
Referências
BAHKTIN, M. Os gêneros do discurso. In: ______. Estética da criação verbal. 2. ed. São Paulo: Livraria Marfins Fontes Editora Ltda, 1997. Tradução de Maria Ermantina Galvão G. Pereira.
CARVALHO, M. F. N. de; PEREIRA, V. C.; FERREIRA, S. P. A. A (des)motivação da aprendizagem de alunos de escola pública de ensino fundamental I: quais os fatores envolvidos? Disponível em: <https://www.ufpe.br/ce/images/Graduacao_pedagogia/pdf/2007.2/a%20desmotivao%20da%20aprendizagem%20de%20alunos%20de%20escola.pdf>. Acesso em: 05 jan. 2015.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2011.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
______________ . Alfabetização e letramento. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2011.
KLEIMAN, A. B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo. Santa Cruz do Sul, 2007. V. 32, n. 53, pp. 1-25.
GERALDI, João Wanderlei. Pratica de leitura na escola. In: GERALDI, João Wanderlei (org). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2006.
LEITE, Lígia Chiappinni de Moraes. Gramática e literatura: desencontros e esperanças. In:
GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula, 3. ed. Rio de Janeiro: Ática, 2002.
NÉRICI, Imídeo Giuseppe. Didática: uma introdução. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1988.
SANTOS, José Luiz. O que é Cultura. 14 ed. ¬¬¬- São Paulo: Brasiliense, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.