Educação Infantil em diferentes contextos da Região do Pampa: traçando algumas reflexões

Autores

  • Alezandra Lima Nery Messias INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE – CÂMPUS PELOTAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.768

Palavras-chave:

criança, contexto educacionais, políticas públicas

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade refletir sobre os diferentes contextos educacionais traçando uma linha temporal dentro da história da educação infantil da cidade de Bagé /RS/Brasil. Com intuito de compreender o que os documentos oficiais preconizam como fundamental e como à educação infantil vem sendo tratada na prática, considera-se neste trabalho o discurso oficial que afirma a educação infantil como uma das primeiras fases da educação para cidadania na educação básica. Nos últimos anos diversas políticas públicas têm focado no crescimento e no desenvolvimento das instituições acolhedoras. Assim, é fundamental analisar o que vem sendo feito dentro de algumas instituições que priorizam o atendimento conforme as necessidades fisiológicas da criança; como também as que priorizam o seu atendimento considerando o desenvolvimento cognitivo e intelectual. A metodologia para esta investigação trata-se de uma pesquisa qualitativa de 

cunho historiográfico que utiliza os seguintes instrumentos de coleta de dados: questionário, visitas e entrevistas com agentes públicos, professores, funcionários famílias dos alunos atendidos pela rede municipal de Educação Infantil do município de Bagé/RS, além de visitas ao acervo público. Através da análise dos documentos e com a coleta de dados é possível investigar questões relativas à história da Educação Infantil, gestão e políticas educacionais no município de Bagé. Tudo isso, a partir do contexto em que o município se encontra em relação aos avanços e melhorias nesse segmento, dando ênfase aos investimentos técnicos e financeiros que são feitos, bem como, à qualidade da formação continuada de seus professores.
Palavras-Chave: criança, contextos educacionais, políticas públicas

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alezandra Lima Nery Messias, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE – CÂMPUS PELOTAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

Discente  do IFSUL Campus Pelotas, Rio Grande do Sul/RS, Brasil. alezandramessias@gmail.com, Pedagogia Educação Infantil pela FURG(Universidade Federal de Rio Grande), Pós-Graduação em Ludo Pedagogia, Leitura e Literatura FACEL (Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras

Referências

Referências bibliográficas

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Traduzido por Dora. Flaksman. Rio de Janeiro: LTC, 1981.

BASTOS. M. H. C. Jardim de Crianças – o pioneirismo do Dr. Menezes Vieira (1875-1887). IN: MONARCHA. C. Educação da infância brasileira 1875 – 1983. Campinas: Autores Associados, 2001.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Portugal: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

CAMPOS. M. M. ROSEMBERG. F. FERREIRA. I.M. Creches e pré-escolas no Brasil. São Paulo: Cortez, 1993.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil/Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica – Brasília. DF v.l; il. 1. Educação Infantil. 2. Ensino Fundamental. 1. Título. 2006.

SÁ, Elizabeth Figueiredo. As representações da Infância Brasileira e a Escolarização da Infância. In: SÁ, Elizabeth Figueiredo. De criança a aluno: as representações da escolarização da infância em Mato Grosso (1910 -1927). Cuiabá: EDUFMT, 2007. (pg. 27 - 57)

SANTANA, Djanira Ribeiro. Infância e educação: a histórica construção do direito das crianças. Revista HISTEDBR On-line, [S.l.], v. 14, n. 60, p. 230-245, abr. 2015. ISSN 1676-2584. Disponível em:

<https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640557/8116>. Acesso em: 04 ago. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640557.

KULHMANN JR. M. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediações, 2001.

VIVEIROS, Kilza Fernanda Moreira de. A criança negra no Maranhão: uma leitura a partir da infância afrodescendente no Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 6., 2006, Goiânia. Anais Goiânia: Sociedade Brasileira de História da Educação, 2006. Disponível em :

Histórico do artigo:

Submetido em: 18/10/2017 – Aceito em: 20/10/2017

<https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/viewFile/4467/3658> acesso em 21/08/2107.

Downloads

Publicado

2018-02-28

Como Citar

Messias, A. L. N. (2018). Educação Infantil em diferentes contextos da Região do Pampa: traçando algumas reflexões. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 4. https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.768

Edição

Seção

Dossiê: FORMAÇÃO ACADÊMICA, EDUCAÇÃO, POLÍTICA E SOCIEDADE