Teatro e Autonomia: uma proposta a/r/tográfica metodológica.
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v2i1.68Palavras-chave:
a/r/tografia, empowerment, metodologia cientifica, teatro contemporâneo.Resumo
O presente artigo vem propor, a partir de uma experiência prática nas artes cênicas, a criação de uma metodologia, para uma vivencia artístico-educacional de aprimoramento das técnicas pessoais de comunicação, troca de experiências pessoais e coletivas. Essa metodologia baseia-se nas técnicas de trabalho ator, do teatro do oprimido, de textos contemporâneos e uso do conceito de Empowerment como proposta de fortalecimento da autonomia individual e coletiva. Sabendo que metodologia científica cuida dos procedimentos, ferramentas e caminhos do fazer científico, e que o indivíduo é, também, um ser político, propõe-se, a partir da Investigação Baseada em Arte (IBA), uma pesquisa a/r/tográfica para uma compreensão estendida do fazer universidade e uma ampliação do poder de autonomia. Como resultado, a reflexão sobre as técnicas direcionadas ao teatro, apontadas anteriormente, aliadas a preocupações acerca de desinibição e expressão oral e corporal de acadêmicos e profissionais interessados possibilitou a criação da metodologia pretendida. Desta forma, o trabalho de investigação teórica conclui-se, deixando a possibilidade de transformar-se em projeto de extensão.Métricas
Referências
BOGART, Anne. LANDAU, Tina. The Viewpoints Book: a practical guide to viewpoints and composition. New York. Theatre Communications Group, 2005.
BOAL, Augusto Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. São Paulo. Cosac Naify. 2013.
BURNIER, Luís Otávio. A Arte de Ator: da técnica a representação. 2ª Ed. Campinas. Unicamp. 2009. 312p.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa Qualitativa em Ciências Humanas e Sociais. Petrópolis/RJ. Vozes. 2006.
DEMO, Pedro. Introdução a metodologia da ciência. São Paulo. Atlas. 1985.
___________. Saber Pensar. São Paulo. Cortez: Instituto Paulo Freire. 2002.
GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. 10ª Ed. São Paulo. Petrópolis. Vozes. 1985.
GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.
HERNÁNDEZ, Fernando Herández. A pesquisa baseada nas artes: proposta para pensar a pesquisa educativa. Tradução de Tatiana Fernandez. In: DIAS, Belidson e IRWIN, Rita (Orgs.). Pesquisa Educacional Baseada em Arte: A/r/tografia. Santa Maria: Editora UFSM, 2013, p 39-62.
IRWIN, Rita L. A/r/tografia. Tradução de Belidson Dias. In: DIAS, Belidson e IRWIN, Rita (Orgs.). Pesquisa Educacional Baseada em Arte: A/r/tografia. Santa Maria: Editora UFSM, 2013, p 27-35.
KLEBA, Maria Elisabeth; WENDAUSEN, Agueda. Empoderamento: processo de fortalecimento dos sujeitos nos espaços de participação social e democratização política. Saude soc. [Periódico na internet] São Paulo , v. 18, n. 4, dez. 2009 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902009000400016&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 10 fev. 2015.
PAGÈS, Judit Vidiella. Pedagogias de Contacto: Performance y Prácticas de Corporización. In DAMIANO, Gilberto A.; PEREIRA, L. H. P.; OLIVEIRA, Wanderley C. (orgs.) Corporeidade e educação: tecendo sentidos. São Paulo-SP. Cultura Acadêmica. 2010.
LUCKESI, Cipriano. BARRETO, Elói. COSMA, José. BAPTISTA, Naidison. Fazer Universidade: Uma proposta metodológica. 6ª Ed. São Paulo. Cortez. 1991.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Ler o Teatro Contemporâneo. Tradução Andréa Stabel M. da Silva. São Paulo; Martins Fontes. 1998.
SINNER, Anita; LEGGO, Carl; IRWIN, Rita L; GOUZOUASIS, Peter; GRAUER, KIT. Analisando as práticas dos novos acadêmicos: teses que usam metodologias de pesquisa em educação baseada em arte. Tradução de Belidson Dias. . In: DIAS, Belidson e IRWIN, Rita (Orgs.). Pesquisa Educacional Baseada em Arte: A/r/tografia. Santa Maria: Editora UFSM, 2013, p 98-124.
VASCONCELOS, Eduardo Mourão. O poder que brota da dor e da opressão: empowerment, sua história, teorias e estratégias. São Paulo. Paulus. 2003.
WUO, Ana Elvira. A linguagem secreta do clown. Integração [periódico na internet]. 2009. Disponível em: ftp://ftp.usjt.br/pub/revint/57_56. pdf. Acesso em: 06 de Agosto de 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.