Relato de Experiência - Abordagem da multiplicidade cultural na formação do povo brasileiro em aula de geografia no Colégio Estadual Yvone Pimentel
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.609Palavras-chave:
Educação, Dinâmica, Multiplicidade Étnico-Cultural, Povo BrasileiroResumo
Frente ao processo de retrocesso histórico que vem ocorrendo no sistema educacional brasileiro há tempos, e que recentemente teve seu ápice com a aprovação da Medida Provisória 746/2016 referente à Reforma no Ensino Médio, entende-se que atualmente a escola precisa buscar alternativas à onda tecnicista que invade a educação brasileira, instigando professores a trazer novas práticas que abordem a importância da consciência crítica-cidadã bem como a sensibilidade e criatividade dos alunos. Nesse contexto, o presente trabalho apresenta o relato de experiência de uma aluna bolsista no Programa Institucional de Bolsas a Iniciação à Docência - PIBID, que em conjunto com uma segunda aluna bolsista no Programa Institucional de Bolsas para Iniciação Científica - PIBIC, desenvolveu uma dinâmica para alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental no Colégio Estadual Yvone Pimentel, em Curitiba - PR. A dinâmica possui como objetivo abordar a multiplicidade étnica e cultural na formação do povo brasileiro, buscando combater preconceitos e trazer pra sala de aula o conceito de identidade, fomentando debate e reflexão entre os estudantes. A dinâmica foi realizada em abril de 2017 no setor público de educação.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.