Pressões e Protagonismos na Trajetória de Trabalhadores de Marechal Cândido Rondon – Paraná (2000-2016)

Autores

  • Saionara Lagos UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.606

Palavras-chave:

Relações, Trabalho, Trabalhadores

Resumo

Essa proposta trata da investigação e problematização sobre os possíveis sentidos expressos na disposição de trabalhadores ao se colocarem a procura de trabalho, propondo uma reflexão sobre as possibilidades de trabalho na cidade de Marechal Cândido Rondon entre os anos de 2000-2016, e de que forma estas relações modificam os modos de viver e produzir a cidade. Para tal propósito, tratamos as fontes de modo a considerá-las construções pautadas em interesses, o que não minimiza sua riqueza, mas instiga a problematizar como em um mesmo momento histórico as preocupações expressas podem ser divergentes ou mesmo contraditórias. A investigação foi construída através da análise de fontes como entrevistas com trabalhadores, o jornal local “O Presente” no qual pesquisamos matérias que tratam da presença destes trabalhadores na cidade, neste mesmo jornal analiso os anúncios de procura por trabalho em uma tentativa de acessar o modo como estes sujeitos têm se colocado nestas relações e fichas de cadastro de trabalhadores no SINE (Sistema Nacional de Emprego), a partir delas é possível perceber os trabalhadores se articulando frente ao seu objetivo de conquistar uma vaga e aquilo que acreditam ser positivo frente aos contratantes, e também um pouco sobre suas relações de trabalho, mesmo que não em sua totalidade. Analisar a atuação de trabalhadores nos últimos anos nos permite perceber espaços de confrontação nos quais estes sujeitos decidem como e onde trabalhar a partir do modo como vivem ou almejam viver.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Saionara Lagos, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduada em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2014). Mestranda no Programa de Pós-graduação em História – Área de concentração: História, poder e práticas sociais, Linha de pesquisa: Trabalho e movimentos sociais, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Marechal Cândido Rondon, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Lagos, S. (2017). Pressões e Protagonismos na Trajetória de Trabalhadores de Marechal Cândido Rondon – Paraná (2000-2016). RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 3(3). https://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.606

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo