Chuí, uma extensão do Oriente Médio na América Latina: A migração Palestina e a contribuição da cultura árabe na Fronteira Meridional do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v3i3.509Palavras-chave:
Chuí, Cultura árabe, Cooperação, Imigração PalestinaResumo
O estudo analisa o cenário contemporâneo multicultural no extremo sul do Brasil nas cidades gêmeas Chuí-Chuy (Brasil- Uruguay) com ênfase na cultura árabe decorrente dos fluxos migratórios. Visa-se apresentar a relevância da cultura árabe e seus papéis sociais na cooperação local e formação de políticas de aperfeiçoamento dos serviços básicos da população. O trabalho parte do ápice dos conflitos étnicos, religiosos e territoriais entre os países do Oriente Próximo, na década de 1970, enfocando os palestinos, em disputas territoriais com o estado de Israel. Tal como elucida um provérbio árabe de que o exílio com riqueza é uma pátria e uma pátria com pobreza é um exílio, muitos indivíduos e famílias fugiram dos conflitos e buscaram construir uma nova vida na América Latina e encontraram nas regiões de fronteira o ambiente para trabalharem e manifestarem sua cultura e religião de maneira prospera. Conclui-se que a cultura árabe na região estudada se tornou uma importante ferramenta de desenvolvimento social, bem como estimula a ação coordenada entre comerciantes, cidadãos e grupos da sociedade civil, modificando a ideia de fronteira como fator de separação para a de um ambiente de integração.Métricas
Referências
AMARAL, A. F. Os Campos Neutrais. Porto Alegre: Planus Artes Gráficas, 1972. (Obra completa)
AVEIRO, Thaís Mere Marques. Relações Brasil-Uruguai: A Nova Agenda para a Cooperação e o Desenvolvimento Fronteiriço. Brasilia: UNB, 2006. (Dissertação ou Tese)
JACKSON, Robert. Introdução às Relações Internacionais: Teorias e Abordagens. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
JARDIM, D. F. Diásporas, viagens e alteridades: as experiências familiares dos palestinos no extremo sul do Brasil. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano6, n.14, 2000.
JARDIM, D. F. Palestinos no extremo Sul do Brasil: Identidade étnica e os mecanismos sócias de produção de etnicidade. Chuí/ RS, 2001. Tese (Doutorado) –PPGAS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ MN (Impresso & Cd-Rom) (2000).
JARDIM, D. F. Palestinos no Sul do Brasil: identidade étnica e cidadania. Projeto (Pesquisa)- PROPESQ/ UFRGS, 2002.
MARTIN, A. R. Fronteiras e Nações. São Paulo: Contexto, 1992. (Obra completa)
NABULSI, K. Los refugiados. In: La Vanguardia. Dossiê. Los Palestinos, n.8, p.49-54, octubre/ diciembre, 2003.
WILLINER, A. At al. Pactos Territoriales en la Construción de Regiones Transfronteirizas: Por una Mayor Integración a Multiplos Niveles. Santiago: Naciones Unidas, 2016. (Obra completa)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.