Intervenção Turística - O Caso da Estação Ferroviária da Cidade de Santa Maria - Rs.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v1i02.45

Palavras-chave:

Patrimônio Histórico, Turismo Cultural, Estação Ferroviária, Santa Maria-RS.

Resumo

Este estudo tem por objetivo avaliar os fatores que influenciam a revitalização da Estação Ferroviária de Santa Maria, Rio Grande do Sul e suas possíveis formas de uso com finalidade de lazer e turismo. Os métodos utilizados na pesquisa, além da revisão   bibliográfica, feita em livros, artigos e trabalhos científicos, foi feita uma pesquisa in loco, junto a comunidade e ao setor de turismo do poder público. Os principais resultados foram a constatação da ausência de políticas públicas para a utilização e revitalização da Estação Ferroviária, além da falta de segurança para que os turistas e comunidade local possam usufruir das instalações, como ambiente voltado ao lazer e a cultura. Por fim, sugere se um projeto de intervenção turística para a estação e de educação patrimonial para a comunidade santa-mariense.


Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Taiane Motta Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria

Ciências sociais e humanas, Turismo

Referências

ANDRADE, José Vicente de. TURISMO fundamentos e dimensões. 8ª ed. São Paulo: Ática,2008.

Aspectos históricos da Estação Férrea de Santa Maria, 2014. http://www.santamaria.rs.gov.br/docs/152anos_sm_gare.pdf

BARRETO, Margarida. Turismo e Legado Cultural: as possibilidades de planejamento. São Paulo: Papirus, 2001.

BRASIL, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/218

BRASIL, Palácio do Planalto, http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del0025.htm

BENI, Carlos. Um outro Turismo é possível? A recriação de uma nova ética. In: MOESCH, M. M.; GASTAL, S. (orgs). Um outro Turismo é possível. São Paulo: Context, 2004.

CARVALHO, Karoliny Diniz. LUGAR DE MEMÓRIA E POLÍTICAS PÚBLICAS DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO: INTERFACES COM O TURISMO CULTURAL. Revista Turismo e Ação, vol. 13, 2011.

CRUZ, Rita de Cassia Ariza da. “PATRIMONIALIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO”: ENSAIO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE TURISMO, “PATRIMÔNIO CULTURAL” E PRODUÇÃO DO ESPAÇO. Revista GEOUSP - Espaço e tempo, São Paulo, nº 31, pp. 95 - 104, 2012

DIAS, Reinaldo. TURISMO E PATRIMÔNIO CULTURAL: recursos que acompanham o crescimento das cidades. 1ª ed. São Paulo: editora Saraiva, 2006.

FACCIN, Danielle; ZANINI, Maria Catarina Chitolina. Percepções acerca do morar em um lugar de memória: o caso da “Mancha Ferroviária” de Santa Maria (1996-2013). 37º Encontro Anual da ANPOCS - SPG 03: De cidades à cidade nas ciências sociais brasileiras, 2013.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

Rodrigues, T. M., & Ribeiro, M. (2015). Intervenção Turística - O Caso da Estação Ferroviária da Cidade de Santa Maria - Rs. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 1(02), 187–190. https://doi.org/10.23899/relacult.v1i02.45

Edição

Seção

Dossiê - Turismo e Patrimônio Cultural