O Mar da Galileia e seus contextos de simbolismos

Autores

  • Elsbeth Léia Spode Becker Centro Universitário Franciscano
  • Natália Lampert Batista UFSM
  • Augusto Russini Centro Universitário Franciscano

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v3i2.444

Palavras-chave:

Lago de Tiberíades, Carnafaum, Tiberíades, Magdala, Corazim, Betsaida.

Resumo

O artigo descreve o Mar da Galileia e seu entorno no contexto bíblico. Após uma breve apresentação geográfica da região, buscou-se traçar os rumos da história, enfocando, especialmente, o contexto do Cristianismo, evidenciando o ambiente natural dos apóstolos que Jesus convidou para pescar homens e almas. A metodologia está embasada no estado da arte e na perspectiva da pesquisa qualitativa que relaciona a história e a geografia como interação com a experiência no sagrado e a atividade do turismo. Concluiu-se que a história antiga no Mar da Galileia e seu entorno é uma terra de contrastes de religiões e de culturas onde os peregrinos e, também, os turistas buscam a experiência de fé que é visível na geografia e nas ruínas das antigas cidades de Carnafaum, Tiberíades, Magdala, Corazim e Betsaida. O sagrado e o profano coexistem, porém torna-se difícil distinguir os seus limites. O sagrado está nos símbolos que são abrigados pelas igrejas construídas no local para a realização dos ritos de fé. O espaço profano é o entorno, o espaço destinado ao comércio e ao lazer.

Biografia do Autor

  • Elsbeth Léia Spode Becker, Centro Universitário Franciscano

    Graduação em Geografia  (Bacharelado) pela  Universidade Federal de Santa Maria (UFSM - 1996), Graduação em Geografia (Licenciatura Plena) pela  UFSM, Mestrado em Engenharia Agrícola Área das Ciências Rurais pela  UFSM (1999) e Doutorado em Agronomia pela  UFSM (2008), Rio Grande do Sul Brasil. Professora adjunta no Centro de Ciências Humanas do Centro Universitário Franciscano e professora da rede pública estadual atuando no Ensino Médio em Santa Maria, RS. 

  • Natália Lampert Batista, UFSM

    Graduação em Geografia (Licenciatura) pelo Centro Universitário Franciscano (2013), Mestrado em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM - 2015). Atualmente é Doutoranda em Geografia pelo PPGGeo/UFSM, Rio Grande do Sul, Brasil. Professora na rede municipal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Augusto Russini, Centro Universitário Franciscano
    Graduação em História Licenciatura Plena pela UNIFRA, Graduação Tecnológica em Processos Gerenciais pelo Centro Universitário de Maringá/PR (UNICESUMAR) e Pós-Graduação em Ensino e Pesquisa em História pela UNIFRA. Atualmente é mestrando em Ensino de Humanidades e Linguagens no Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Rio Grande do Sul, Brasil. Diretor Administrativo e Pedagógico em escolas da Rede Privada de Ensino de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Referências

ACHEN, Dom. A Terra Santa de Jesus. Jerusalém: Doko Media Ltd. 2010.

BÍBLIA. 1993. A Bíblia Sagrada: Antigo e Novo Testamento. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. 2. ed. ver. e atual no Brasil. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.

CLAVAL, Paul. Geografia Cultural. Florianópolis: EDUSC. 2000.

CORRÊA, Roberto Lobato. Territorialidade e Corporação: Um exemplo. In: SANTOS, Milton; SOUZA, Maria Adélia. A. SILVEIRA, M. L. (org.). Território: Globalização e Fragmentação. São Paulo, HUCITEC/ANPUR, 1993.

CORREA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny (Orgs.). Economia, Cultura e Espaço. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2010.

CUSTÓDIA DA TERRA SANTA. Disponível em http://www.capernaum.custodia.org/ Acesso em 12 de jan de 2017.

DURKHEIM, Emile. As Formas Elementares da Vida Religiosa. Traduzido por Joaquim Pereira Neto. São Paulo: Paulus. 1989.

HALBWACHS, Maurice. La Memóire Colletive. Paris: Presses Universitaires de France. 1950.

HARTMANN, Jorge Egídio. A Terra Santa para além dos muros. Porto Alegre: Odisseia, 2015.

KAEFER, José Ademar. Arqueologia das terras da Bíblia. São Paulo: Paulus, 2012.

MINISTÉRIO DO TURISMO DE ISRAEL. Disponível em http://www.goisrael.com.br/Tourism_Bra. Acesso em 21 de jan de 2016.

MOREIRA, Ruy. Pensar e Ser em Geografia: ensaios de história, epistemologia e ontologia do espaço geográfico. São Paulo: Ed. Contexto, 2012.

SECALL, Rafael Esteve. “Turismo y Religión. Aproximación histórica y evaluación del impacto económico del turismo religioso”. Jornadas de Delegados de Pastoral de Turismo. Conferencia Episcopal Española. Disponível em http://www.diocesisoa.org/documentos/pastoralturismo/Esteve,%20Rafael%20-%20texto.pdf. Acesso em 16 de jan de 2017.

Downloads

Publicado

2017-10-18

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo

Como Citar

O Mar da Galileia e seus contextos de simbolismos. (2017). RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 3(2), 77-100. https://doi.org/10.23899/relacult.v3i2.444