Fotografia e Memória na série Nazaré do Mocajuba: Uma breve introdução
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v3i2.411Palavras-chave:
Fotografia, Memória, Nazaré do Mocajuba, Alexandre SequeiraResumo
O presente trabalho visa apresentar uma introdução da pesquisa realizada sobre as relações entre fotografia e memória, tendo como objeto de estudo a série Nazaré do Mocajuba. Para isso utilizou-se uma metodologia qualitativa, com análise de dados como entrevistas, fotografias e gravações de palestras. A partir da análise e interpretação dos dados, considera-se que há relações entre fotografia e memória na série, presentes desde o momento da captura das imagens ao uso das fotografias.
Métricas
Referências
ALEXANDRE SEQUEIRA reencontra o sentido da fotografia. TEDxAmazônia, novembro 2010. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Do2HhRQhQRM. Acesso em: 20 ago. 2016.
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BORRIAUD, Nicolas. Estética relacional. São Paulo: Martins, 2009.
BRASIL, Luísa Kuhl. Do ateliê para as 'belas artes': relações entre fotografia e arte no início do século XX. In: ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA - História, memória e patrimônio, 11., 2012, Rio Grande. Anais... Rio Grande, 2012.
FELIZARDO, Adair; SAMAIN, Etienne. A fotografia como objeto e recurso de memória. Discursos fotográficos, Londrina, v.3, n.3, p.205-220, 2007. Disponível em http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/1500 . Acesso em 16 nov. 2016
FERNANDES JUNIOR, Rubens. Processos de criação na fotografia: apontamentos para o entendimento dos vetores e das variáveis da produção fotográfica. FACOM. São Paulo, n. 16, p. 10-19, 2006. Disponível em: http://www.faap.br/revista_faap/revista_facom/facom_16/rubens.pdf. Acesso em: 12 set. 2016.
GOVEIA, Fabio; ZANOTTI, Rosane. Memória Privada e Memória Coletiva na Fotografia Contemporânea. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 31., 2008, Natal. Anais... Natal, 2008.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 1990.
MACHADO, Vânia Leite Leal. Nazaré de Mocajuba-PA: matriz inspiradora na fotografia de Alexandre Sequeira. 2011. 112f. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Linguagens e Arte) – Universidade da Amazônia, Belém. 2011
NORA, Pierre. Entre a memória e a história: a problemática dos lugares. Projeto História, nº 10, p. 7-28, 1993.
PAINÉIS, do evento Pensamentos e Ações - Seminário Internacional de Cultura e Formação. Itaú Cultural, São Paulo, 2012. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Z1ZOigbv52o . Acesso em 17 set. 2016.
POLLACK, Michael. Memória e identidade social. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v.5, n.10, p.200-212, 1992.
ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Editora Senac, 2009.
SEQUEIRA, Alexandre. Relatório Final da Pesquisa. Belém: IAP, 2005.
SOBRAL, Armando. Impressões de um lugar. Disponível em: https://armandosobral.wordpress.com/category/impressoes-de-um-lugar/ . Acesso em: 20 dez. 2016
SONTAG, Susan. Sobre Fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
TAKAMI, M. C.. Fotografia na História da Arte. In: II ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ARTE, 2006, Campinas. Anais... Campinas, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.