“Deise Nunes- Daqui para o Brasil e o Mundo”: A representação da mulher negra em concursos de beleza

Autores

  • Beatriz Floôr Quadrado Mestre em História pela UFPel

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v2i4.283

Palavras-chave:

Deise Nunes, concursos, gênero, mulata, mulher negra.

Resumo

O presente trabalho é parte de uma pesquisa de dissertação de mestrado sobre um concurso intitulado “Miss Mulata” da cidade de Arroio Grande (RS), neste recorte, pretende-se abordar a trajetória de Deise Nunes. Ela participou deste certame em 1982, e de muitos outros concursos, até chegar ao título de Miss Brasil em 1986. Deise ter sido coroada como representante do Brasil se contrapõe a vários estereótipos de beleza, contrário a um padrão de branquitude, em que brancos são super valorizados. Deise causou surpresas ao representar o Estado Gaúcho e o país da miscigenação que sempre havia enviando para o Miss Universo mulheres brancas, e, preferencialmente, loiras. A principal metodologia utilizada nesta pesquisa foi a história oral, além de pesquisa em acervos de jornais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Beatriz Floôr Quadrado, Mestre em História pela UFPel

Graduação em Licenciatura Plena em História (UFPel); Especialização em Direitos Humanos e Cidadania (UNIPAMPA); Mestrado em História (UFPel)

Referências

FIGUEIREDO, Ângela. “Cabelo, cabeleira, cabeluda e descabelada”: Identidade, Consumo e manipulação da aparência entre os negros brasileiros. XXVI Reuniaão Anual da Associação Nacional de Pós- Graduação e pesquisa em Ciências Sociais, Caxambu, Outubro de 2002.

GIACOMINI, Sonia Maria. A Alma da Festa: família, etnicidade e projetos num clube social da Zona Norte do Rio de Janeiro. O Renascença Clube. Belo Horizonte: Editora UFMG; Rio de Janeiro, IUPERJ, 2006.

GUIMARÃES, Antônio Sérgio Alfredo. Preconceito Racial: modos, temas e tempos. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2012.

GOMES, Nilma Nilo. Sem Perder a Raíz: Corpo e cabelo como símbolos da identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. 2ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

HALL, Stuart. The work of representation. In: HALL, Stuart (Org.) Representation: Cultural representation and cultural signifying practices. London/Thousand Oaks/New Delhi: Sage/Open University, 1997. Pág. 15-64

MUNANGA, Kabengele. Negritude: Usos e Sentidos. 3. ed, Belo Horizonte: Auntêntica Editora, 2012.

MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. 3ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

NOVAIS, Joana de Vilhena. Beleza e feiura: corpo feminino e regulação social. IN: DELPIORE, Mary Del; AMANTINO, Márcia (org.). História do corpo no Brasil. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

OLIVEIRA, Carolina dos Santos de. Adolescentes Negras: relações raciais, discurso e mídia impressa feminina na contemporaneidade. Belo Horizonte: Nandyala, 2010.

PACHECO, Ana Cláudia Lemos. Mulher Negra: afetividade e solidão. Salvador: ÉDUFBA, 2013.

SANT’ ANNA, Mara Rúbia. Concurso de Beleza: discursos e sujeitos. III Colóquio Nacional de Moda; 2014; Universidade Federal de Santa Catarina. Florianopolis: UDESC,2014.

SCHUCMAN, Lia Vainer. Entre o “encardido”, o “branco” e o “branquíssimo”: raça, hierarquia e poder na construção da branquitude paulistana. Tese de Doutorado- Programa de Pós- Graduação em Psicologia. Instituto de psicologia de São Paulo. São Paulo, 2012.

SOVIK, Liv. Aqui ninguém é branco. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2009.

XAVIER, Giovana. Brancas de almas negras?: beleza, racialização e cosmética na imprensa negra pós- emancipação (Estados Unidos, 1890-1930), Campinas. São Paulo: 2012.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

Quadrado, B. F. (2016). “Deise Nunes- Daqui para o Brasil e o Mundo”: A representação da mulher negra em concursos de beleza. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 2(4), 349–361. https://doi.org/10.23899/relacult.v2i4.283

Edição

Seção

Dossiê - Estudos de Gênero, Feminismo e Sexualidades