Democracia para sempre: uma historicização necessária no âmbito da política no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.23899/wdh9m870Palavras-chave:
Cultura; Política; Sentidos; Resistência.Resumo
É pela retomada de questões importantes que este texto se faz coerente para compor o Grupo de Trabalho (GT 15) denominado Cultura, Fronteira e Relações Internacionais, proposto no X Encontro Humanístico Multidisciplinar - EHM e IX Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares. Nossa proposta na direção dos caminhos do GT 15 visa à historização dos acontecimentos no seio da cultura brasileira, no âmbito dos sentidos que estão sendo mobilizados e reproduzidos no campo do político. Se no discurso de posse da primeira eleição para presidência do Brasil em 2003, Lula utilizou a palavra “Mudança”, no seu terceiro mandato, em 2023, a palavra “Redemocratização” ganha relevância anunciando os pilares de seu novo governo com o desejo de “fortalecimento da democracia e retomada da soberania nacional”. Os ventos do negacionismo, soprados por um governo de extrema-direita, reforçaram no cenário brasileiro temas como “ditadura e autoritarismo”. Tais sentidos, por sua vez, incitam à necessidade da retomada dos acontecimentos e do significado da ditadura de uma forma analítica para fazermos coro ao discurso de posse do presidente eleito: “ditadura nunca mais!” e “democracia para sempre”.
Referências
ALMEIDA, Paulo Roberto. Apogeu e demolição da política externa brasileira: reflexões de um diplomata não convencional; Brasília: Diplomatizzando, 2020.
AZAMBUJA, Marcos. “O lugar do Brasil”. CEBRI- Revista Ano 2, n. 5, p. 16-30, (jan-mar.), 2023.
BRUM, Eliane. Brasil, construtor de ruínas. Um olhar sobre o país, de Lula a Bolsonaro. Porto Alegre: Arquipélago Editorial, 2019.
LAFER, Celso. 2023: rumos e desafios da política externa de Lula. Disponível em: https://direito.usp.br/noticia/a5c461a6fad1-2023-rumos-e-desafios-da-politica-externa-de-lula. Acesso em 21. out. 2024.
HIRST, Mônica; MACIEL, Tadeu Morato. A política externa do Brasil nos tempos do governo Bolsonaro. Disponível em : https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/4771/version/5058. Acesso em 21.out.2024.
MILANI, Carlos R.S; IVES, Diogo. A política externa brasileira a partir de 2023: a necessidade de uma frente ampla nacional, regional e internacional. CEBRI- Revista Ano 2/ N 5/, p.127-146, jan- mar. 2023.
RECUERO, Raquel. #FraudenasUrnas: estratégias discursivas de desinformação no Twitter nas eleições 2018. Articles. Rev. bras. linguist. apl. v. 20, n. 3, p. 383- 406, jul-set. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1984-6398202014635.
RIBEIRO, M. F. B; SILVA, N. S. Da fronteira ao mundo: o protagonismo de Aldyr Schlee no universo do futebol brasileiro. In: MACHADO, J. P.; SANTOS, A. B. (Org.). Patrimônio Jaguarense: nas fronteiras da memória e do tempo. Foz do Iguaçu: CLAEC, 2022.
RIBEIRO, M. F. B; SILVA, N. S. Cultura e Identidade Nacional: Reflexões sobre a camisa da Seleção Brasileira de futebol. Intellector. Ano XX, V. XXI, N. 41, janeiro/junho, 2024.
https://revistaintellector.cenegri.org.br/index.php/intellector/article/view/64/39.
SANTI, Mauricio. 8 de janeiro. Democracia restaurada. Disponível em : https://www12.senado.leg.br/radio/1/reportagem-especial/2024/01/04/8-de-janeiro-democracia-restaurada. Acesso 22. out. 2024.
SOUZA, NETO, Cláudio Pereira de. Democracia em crise no Brasil: valores constitucionais, antagonismo político e dinâmica institucional. São Paulo: Contracorrente, Eduerj, 2020.
SOUZA, Naiara S.; RIBEIRO, M. F. B. A camiseta canarinho da seleção brasileira de futebol. Fulia/UFMG, v. 8, n. 1, jan-abr., 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/fulia/article/view/42025. Acesso 22 out. 2024.
VIZENTINI, Paulo Fagundes. Relações Internacionais do Brasil: de Vargas a Lula. 3 ed. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2008.
VIDIGAL, Carlos Eduardo. Bolsonaro e a reorientação da Política externa brasileira. Meridiano 47, v. 20, 2011, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria de Fátima Bento Ribeiro, Naiara Souza da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.