A conexão entre Antropologia e os Direitos Humanos
DOI:
https://doi.org/10.23899/zyv3f828Palavras-chave:
Antropologia, direitos humanos, cultura, interseção.Resumo
O texto de revisão bibliográfica aborda a conexão entre a Antropologia e os Direitos Humanos na contemporaneidade. Destaca-se a importância da Antropologia como disciplina que proporciona uma compreensão profunda das diversas culturas e contextos sociais, o que é fundamental para a promoção e proteção dos direitos humanos. O resumo foca na análise crítica das abordagens antropológicas aplicadas à compreensão dos direitos humanos, examinando as contribuições teóricas e práticas no campo. Além disso, destaca-se a relevância de investigações interdisciplinares que integrem a Antropologia com outras áreas, como o Direito e os Estudos de Desenvolvimento, para uma compreensão abrangente e eficaz dos desafios contemporâneos relacionados aos direitos humanos. O objetivo principal do texto é realizar uma revisão crítica da literatura acadêmica sobre a relação entre Antropologia e Direitos Humanos, destacando os principais debates, tendências e lacunas de pesquisa na área. Busca-se compreender como a Antropologia tem contribuído para a compreensão dos direitos humanos em diferentes contextos culturais e sociais, bem como identificar as potenciais áreas de colaboração entre a Antropologia e outras disciplinas no campo dos direitos humanos.
Palavras-chave: Antropologia, direitos humanos, cultura, interseção.
Referências
BRECHET, Bertold. Filosofia, Ética e Sociedade. 2011. p. 1. Disponível em: http://www.portalconscienciapolitica.com.br/products/filosofia-etica-esociedade/.
CARMO, Suzana J. de Oliveira. O homem, a sociedade e o Direito. 2005. Disponível em: http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/2193/O-homem-a-sociedade-e-o-Direito.
CASADO FILHO, Napoleão. Direitos humanos e fundamentais. São Paulo: Saraiva, 2012. (Coleção saberes do direito: 57).
GLOSSLER, Dr. Marcus. Sob licença Creative Commons. Disponível em: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.pt_BR. Acesso em: 19 nov. 2014.
CUNHA, Vágner Silva. Juventude e Segurança Cidadã: estudos na linha de fronteira. 1. ed. Curitiba: Appris, 2022.
LINTON, Ralph. O Homem: Uma Introdução à Antropologia. Tradução: Lavínia Vilela. 8ª ed., São Paulo: Martins, 1971. p. 107.
COSTA, Jean Henrique. Max Weber e a objetividade do conhecimento nas ciências da cultura: um breve guia para o texto A ‘Objetividade’ do Conhecimento na Ciência Social e na Ciência Política (1904). Revista Espaço Acadêmico, nº120, maio de 2011.
NINIS, Alessandra Bortoni; BILIBIO, Marco Aurélio. Homo sapiens, homo demens e homo degradandis: a psiquê humana e a crise ambiental. Psicologia & Sociedade, n. 24 (1), p. 46-55, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/psoc/v24n1/06.pdf. Acesso em: 13 mai. 2014.
NOVAES, Regina Reyes; LIMA, Roberto Kant. Antropologia e Direitos Humanos. Prêmio Associação Brasileira de Antropologia Fundação Ford. Niterói/RJ: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2001.
WOLFF, Francis. As quatro concepções do homem. In: NOVAIS, Adauto (Org.). A condição humana: as aventuras do homem em tempos de mutações. Rio de Janeiro: Agir; São Paulo: Edições SESCSP, 2012. p. 37-73.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Poderá o direito ser emancipatório? Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 65, p. 3-76, maio 2003.
SAGATO, Rita Laura. Antropologia e direitos humanos: alteridade e ética no movimento de expansão dos direitos universais. Brasília: Universidade de Brasília, Departamento de Antropologia, CNPq, Distrito Federal, Brasil.
SCHRITZMEYER, Ana Lúcia Pastore. Antropologia e Educação em Direitos Humanos. 2008. p. 119226.
SOUZA, Michel Aires. Sócrates: a filosofia como conhecimento de si mesmo. 14 jul. 2011. p. 23. Disponível em: https://filosofonet.wordpress.com/2011/07/14/socrates-a-filosofia-comoconhecimento-de-si-mesmo/.
TILLICH, Paul. A concepção de homem na filosofia existencial. 1939. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttextπd=S180968672010200014.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Letícia Ferreira Porto dos Santos, Vagner Silva da Cunha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.