Geociências no Rio Grande do Sul: o Museu de Paleontologia da UFRGS - Irajá Damiani Pinto

Autores

  • Anna Claudia Amaral Juliace Universidade Federal do Paraná
  • Flávia Braga Araújo da Silva Comando Militar do Sul - Exército Brasileiro
  • Camila Silveira da Silva Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.23899/sf55qm80

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Geociências, Irajá Damiani Pinto, Museu de Paleontologia da UFRGS, Rio Grande do Sul

Resumo

O estado do Rio Grande do Sul, é um importante espaço de descobertas paleontológicas e geocientíficas, abrigando fósseis de relevância mundial, especialmente os relacionados ao período Triássico. Importantes cientistas ligados às Geociências, são originários do estado dentre os quais Irajá Damiani Pinto, que ao iniciar uma coleção com intuito de apoiar as atividades didáticas e científicas realizadas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, passou a reunir fósseis inicialmente coletados por ele próprio na década de 1940, dando origem a uma coleção, que ao longo das décadas se expandiu, tornando-se a gênese do Museu de Paleontologia da UFRGS - Irajá Damiani Pinto. Ao longo dos anos, o museu cresceu, tornando-se uma das mais importantes instituições atuantes na preservação e estudo de fósseis da América Latina, com mais de 30 mil peças em seu acervo. Além de espaço para desenvolvimento de pesquisas acadêmicas, o museu desempenha destacado papel na divulgação científica e na educação não formal, recebendo além de inúmeros visitantes espontâneos, também grupos escolares, público universitário, estudantes de pós-graduação, pesquisadores e cientistas. O Museu de Paleontologia da UFRGS - Irajá Damiani Pinto, preserva e divulga o patrimônio geocientífico no estado do Rio Grande do Sul, democratizando assim o conhecimento acadêmico, buscando colocá-lo ao alcance de todos.

Referências

BUCKUP, L. Como tudo começou. In: Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul. Museu de Ciências Naturais. 50 anos pesquisando a Biodiversidade Gaúcha. Porto Alegre: 2005. (Capítulo de livro)

IANNUZZI, R., FRANTZ, J.C. 50 Anos de Geologia - Irajá Damiani Pinto, História e Memória. Porto Alegre: Ed. Comunicação e Identidade. 2007. (Obra completa)

MANZIG, Paulo, C.; WEINSCHÜTZ, Luiz, C. Museus e fósseis da Região Sul do Brasil. Marechal Cândido Rondon: Editora Germânica. 2011. (Obra completa)

MUSEU DE PALEONTOLOGIA DA UFRGS IRAJÁ DAMIANI PINTO. Página Institucional. Disponível em: https://www.ufrgs.br/museupaleonto/. Acesso em: 15 SET 2024.

SCHULTZ, C. L. História do Museu de Paleontologia Irajá Damiani Pinto. Página Institucional.2020. Disponível em:

<https://www.ufrgs.br/museupaleonto/?page_id=677>. Acesso em: 15 SET 2024.

SILVA, S. B. Paleontologia em uma perspectiva museal: um olhar sobre a gestão de acervos paleontológicos na dinâmica do Museu de Paleontologia Irajá Damiani Pinto. 93 f. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2014. (Dissertação ou Tese)

ZARPELON, A. R. Comunicação e digitalização em instituições públicas: o caso do Museu de Paleontologia Irajá Damiani Pinto no Instagram. 42 f. 2022. Trabalho de conclusão de curso. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 42 f. 2022. (Dissertação ou Tese)

Downloads

Publicado

2025-04-13

Edição

Seção

Dossiê - Convergências Multidisciplinares nas Ciências Humanas: Novos Paradigmas para um Mundo em Transformação

Como Citar

Geociências no Rio Grande do Sul: o Museu de Paleontologia da UFRGS - Irajá Damiani Pinto. (2025). RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 11. https://doi.org/10.23899/sf55qm80