Desconstruindo padrões

a gordofobia sob a perspectiva feminista

Autores

  • Gabriela Sroczynski Fontes Universidade Federal de Mato Grosso
  • Maristela Carneiro Universidade Federal de Mato Grosso
  • Gabriel Ap. Anizio Caldas Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.23899/sqbex808

Palavras-chave:

Corpo, Discriminação, Feminismo, Gordofobia, Padrão de beleza

Resumo

O artigo aborda as interseções entre feminismo e gordofobia, com foco no impacto desse fenômeno sobre os corpos femininos. O principal objetivo é promover uma reflexão crítica sobre como os padrões de beleza, sustentados por estruturas de poder socioculturais, perpetuam a discriminação contra mulheres gordas. A partir de uma abordagem qualitativa, foi produzida uma revisão bibliográfica com base em autores que discutem feminismo, corporeidade e preconceito. A discussão apresentada revela que a gordofobia opera como uma forma de controle social sobre os corpos femininos, reforçando estereótipos de beleza e exclusão. A perspectiva feminista, especialmente a interseccional, expõe a complexidade da discriminação ao incorporar discussões sobre gênero, raça e classe, ampliando o entendimento sobre as diferentes formas de opressão. Sendo assim, entende-se que o feminismo de quarta onda, ao explorar as interseccionalidades, oferta perspectivas que servem como base para o questionamento e consequente desconstrução dos padrões estéticos normativos e a promoção da aceitação corporal. Assim, a luta contra a gordofobia se alinha ao combate às desigualdades de gênero e à valorização da pluralidade dos corpos femininos.

Palavras-chave: Corpo; Discriminação; Feminismo; Gordofobia; Padrão de Beleza.

Biografia do Autor

  • Maristela Carneiro, Universidade Federal de Mato Grosso

    Pós-Doutora em História; Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT; Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

  • Gabriel Ap. Anizio Caldas, Universidade Federal de Mato Grosso

    Mestre em Direito; Doutorando em Estudos de Cultura Contemporânea; Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT; Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Referências

ARRUDA, Agnes de Sousa; MIKLOS, Jorge. O peso e a mídia: estereótipos da gordofobia. Líbero. São Paulo, n. 46, p. 111-126. jul./dez. 2020. Disponível em: https://seer.casperlibero.edu.br/index.php/libero/article/view/1116/1151

BARRAGÁN et. al. Pensar a partir do feminismo: críticas e alternativas ao desenvolvimento. In Pensamento feminista hoje: perspectivas decoloniais / organização e apresentação Heloisa Buarque de Hollanda; autoras Adriana Varejão … [et al.]. - 1. ed. - Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.

CUNHA, Maria Olívia Gomes. Corpo. In: LIMA, Antônio Carlos de Souza (coord.) Antropologia e direito: temas antropológicos para estudos jurídicos. Blumenau: Nova Letra, 2012.

GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano. In Pensamento feminista hoje: perspectivas decoloniais / organização e apresentação Heloisa Buarque de Hollanda; autoras Adriana Varejão … [et al.]. - 1. ed. - Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.

HOLLANDA, Heloísa Buarque de. Explosão feminista: arte, cultura, política e universidade. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

JIMENEZ, M. L. J. Gordofobia: injustiça epistemológica sobre os corpos gordos. Revista Epistemologia do Sul. Dossiê: Corpos e sujeitos na/da modernidade, Foz do Iguaçu, v. 4. n. 1, p. 142-161, 2020. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/epistemologiasdosul/article/view/2643/2534

PEREIRA, Rita Romão Correia. Influencers femininas e o ideal de beleza. 2021. 64 p. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação) – Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/10071/22967

RIBEIRO, Djamila. As diversas ondas do feminismo acadêmico. Portal Geledés, 25 nov. 2014. Disponível em: https://www.geledes.org.br/diversas-ondas-feminismo-academico/.

RODRIGUES, Stella. Precisamos falar de gordofobia. Revista Leve, set/nov.2018. Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Disponível em https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/imprensa/noticias/precisamos-falar-de-gordofobia.

WOLF, Naomi. O mito da beleza: como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres. 21. ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2024.

Downloads

Publicado

2025-04-13

Edição

Seção

Dossiê - Convergências Multidisciplinares nas Ciências Humanas: Novos Paradigmas para um Mundo em Transformação

Como Citar

Desconstruindo padrões: a gordofobia sob a perspectiva feminista. (2025). RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 11. https://doi.org/10.23899/sqbex808