Violência simbólica da ruptura dos vínculos sociais
o caso da mineradora Braskem em Maceió/AL
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v9i3.2361Palavras-chave:
Desastre socioambiental, Movimentos sociais de resistência, Perda de identidades, Relações de poder, Território simbólicoResumo
A população de cinco bairros, localizados no município alagoano de Maceió, enfrenta o fenômeno da subsidência dos solos ocasionado pela atividade mineradora da Petroquímica Braskem S/A, o que gerou a evacuação das áreas e o processo de desterritorialização espacial e simbólica de relação de poder. Para tanto, foi realizado o tipo de pesquisa qualitativa, com procedimentos metodológicos de natureza documental e bibliográfica e realizados acompanhamentos em órgãos públicos, noticiários e em sítios eletrônicos. A pesquisa ainda está em andamento e os resultados são parciais, de modo que este trabalho não pretende esgotar o tema proposto, mas contribuir para que o estudo sirva de fonte a um debate mais profundo no qual há muito a ser explorado.
Métricas
Referências
BEZERRA, E. J. G. Elementos para uma sociologia do desastre ou: a destruição dos arcos das memórias. In: FRAGOSO, E. (Org.). Rasgando a cortina de $ilêncios: O lado b da exploração do sal-gema de Maceió. Maceió: Instituto Alagoas, 2022. p. 65-90.
BRASKEM. Braskem Alagoas. Maceió, 2023a. Disponível em: https://www.braskem.com/balancopcf. Acesso em: 23 jan. 2023.
BRASKEM. Mapa das áreas de desocupação e monitoramento. Maceió, 2023b. Disponível em: https://www.braskem.com.br/mapa-da-area-de-desocupacao#. Acesso em: 22 mar. 2023.
COLETIVO OFENSIVA SOCIALISTA. A natureza destrutiva da Braskem em Maceió. Disponível em: https://ofensivasocialista.wordpress.com/2020/04/13/a-natureza-destrutiva-da-braskem-em-maceio/. Acesso em: 16 jun. 2022.
HAESBAERT, R. Território e multiterritorialidade: um debate. GEOgraphia, Rio de Janeiro, v. 9, n. 17, 2010.
SANTOS, A. P. Vulnerabilidade social: o que significa esse conceito? Disponível em: https://www.politize.com.br/vulnerabilidade-social/. Acesso em: 13 jun.2022.
SANTOS, M. Por uma outra globalização. Do pensamento único à consciência universal. 6ª edição. Rio de Janeiro: Record. 2001.
SILVA, C. C. G. (Org.). Territorialidades contemporâneas. Maceió, AL: Olyver, 2022. p. 129-147.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Juliana Alejandra Farias de Melo, Denis Anderson Pereira da Hora, Elias Henrique dos Santos Filho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.