Uma Proposta para a Educação de Jovens e Adultos baseada na Metodologia dos Projetos de Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v8i4.2289Palavras-chave:
Palavras-Chave: Educação de Jovens e Adultos; Educação Emancipatória; Projetos de Aprendizagens.Resumo
Este trabalho é parte de uma pesquisa junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Unipampa e faz uma reflexão sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as constantes mudanças que, atendendo aos interesses das classes dominantes, preocupados apenas com o desenvolvimento econômico da sociedade brasileira, deixa de atender às necessidades da grande população. Refletir sobre uma experiência metodológica baseada nos Projetos de Aprendizagem buscando uma proposta alternativa para a EJA da Escola Estadual de Ensino Médio 20 de Setembro, localizada no município de Arroio Grande, considerando sua realidade, suas necessidades, no contexto da educação formal, buscando a superação da uniformidade, do aligeiramento e exclusão social é o objetivo deste trabalho. O texto estabelece um diálogo com autores do campo da Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos, como Freire (1997), Beisiegel (1979); Haddad (2000); Cury (2000); Arroyo (2011) e autores do campo dos Projetos de Aprendizagem como Fagundes, Maçada, Sato (1999) e Schlemmer (2001). Destaca-se que essa análise envolve uma proposta de intervenção aplicada aos sujeitos matriculados na modalidade EJA, do ano de 2019, na totalidade 8. Assumindo a concepção da educação emancipatória e o reconhecimento da cultura e do saber popular, optou-se por uma prática educativa baseada nos Projetos de Aprendizagem o que requer compreender que o conhecimento é construído a partir da ação do sujeito sobre o objeto. Essa metodologia é centralizada no educando, instigando-o para que seja protagonista do processo ensino aprendizagem, favorecendo a cooperação e o respeito mútuo.
Métricas
Referências
Referências
ARROYO, M. G. Educação de jovens e adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In. SOARES, L.; GIOVANETI, M. A. G. C.; GOMES, N.L.; Diálogos na educação de Jovens e Adultos. Belo Horizonte, 2011.
BEISEGIEL, C.R. Cultura do povo e educação popular. Revista Faculdade de Educação. São Paulo,5 (1/2):77-92. 1979. Disponível em:
http://www.revistas.usp.br/rfe/article/vrew/33245/35987. Acessado em 12. abr. 2109.
BRANDÃO, C. R. (Org.). De angicos a ausentes: 40 anos de educação popular. Porto Alegre: Corag, 2001.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Parecer CNE/CEB nº 11/2000. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br> Acessado em: 15 Mar.2019.
FAGUNDES, Léa da Cruz. SATO, Luciane Sayuri, MAÇADA, Débora Laurino. Aprendizes do Futuro: as inovações começaram! Ministério da Educação. Secretaria de Educação à Distância. Programa Nacional de Informática na Educação. Coleção Informática para a Mudança na Educação. [entre 1997-2002] http://confinterabrasilmais6.mec.gov.br/imagens/documentos/coletanea_textos.pdf. Acessado em 24 Abr. 2019.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo, Paz e Terra. 1997.
GOMES, N.M.; MACHADO, J.M. Os Sujeitos da Educação de Jovens e Adultos na Escola Estadual de Ensino Médio 20 de Setembro. RELACult – Revista Latino Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v.6 (2020): Edição Especial – V EHM. https://doi.org/10.23899/relacult.v6i4.1745. Acesso em 12 jul.2020.
HADDAD, S. (Org.) Educação de Jovens e adultos no Brasil (1986-1998).Brasília: MEC/Inep.Comped.Brasília, 2002. Disponível em: http://www.uems.br/propp/conteudopos/ceja/Educ_Jovens_Adultos_EstConhecimento.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Nádia Machado Gomes, Juliana Brandão Machado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.