A presença da memória na arte contemporânea e seus desdobramentos
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v2i1.22Palavras-chave:
arte, memória, memória da arteResumo
Este trabalho representa um recorte da pesquisa que vem sendo desenvolvida no mestrado do programa de pós-graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural/ UFPel, com foco na área de conservação de arte contemporânea. Objetiva fundamentar o entendimento da obra de arte como patrimônio comum, de importância não apenas histórica e artística, mas como um bem cultural de grande relevância social, e portanto de interesse do ponto de vista da área da conservação do patrimônio. A reflexão a seguir parte da relação entre arte e memória, tomando como base as perspectivas de historiadores da arte e estudiosos da memória social. Através da revisão bibliográfica desenvolvida na primeira fase da pesquisa, são discutidos os conceitos de arte e memória na contemporaneidade, suas correlações, suas construções sociais e as demais relações estabelecidas entre os diversos atores envolvidos nesses processos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores retêm os direitos autorais de suas obras e concedem à RELACult o direito de primeira publicação. Todos os artigos são simultaneamente licenciados sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), permitindo o compartilhamento, distribuição, cópia, adaptação e uso comercial desde que atribuída a autoria original e indicada a primeira publicação nesta revista.
A RELACult disponibiliza todo o seu conteúdo em acesso aberto, ampliando a visibilidade e o impacto dos trabalhos publicados. As informações de contato fornecidas no sistema de submissão são utilizadas exclusivamente para comunicação editorial e não serão compartilhadas para outros fins.