A presença do Curso de Gestão de Turismo na Fronteira Jaguarão/Rio Branco (Brasil-Uruguai) e perspectivas do pós-pandemia
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v7i4.2197Palavras-chave:
Curso de Turismo; Jaguarão/BR; Rio Branco/UY; UNIPAMPA; Pandemia do coronavírus.Resumo
Este artigo objetiva retratar alguns dos aspectos relevantes da trajetória do Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Turismo da Universidade Federal do Pampa, campus Jaguarão/RS, bem como descrever a contribuição do curso para a região, demonstrando o momento atual das ações executadas pelo corpo docente e discente do curso e as perspectivas de desenvolvimento do turismo na pós-pandemia de Covid 19 para a sua cidade sede. Essa escrita parte de anseios, inquietações e reflexões formuladas por docentes, coordenadoras e ex coordenadoras do curso de Gestão de Turismo. Metodologicamente, é caracterizado como uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, com objetivos exploratórios e descritivos, procedimentos bibliográficos e documentais e estudo de caso. A análise foi realizada buscando identificar atividades desenvolvidas e informações factuais nos documentos, a partir de questões de interesse. Como principais resultados, ressaltam-se as iniciativas relacionadas aos eventos promovidos pelo curso de Gestão de Turismo durante a pandemia e o ensino remoto emergencial, além de pesquisas científicas publicadas em artigos e trabalhos de conclusão de curso, bem como em projetos aplicados que tenham promovido discussões sobre temáticas diversas, voltadas à recuperação do setor, na perspectiva de um turismo inclusivo e ético, com vistas à inserção integral da comunidade.
Métricas
Referências
CATRAMBY, T. C. V.; COSTA, S. R. R. da. Qualificação profissional em turismo como fator de competitividade do setor. Caderno Virtual de Turismo. Vol.4 Nº 3, 2004. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/21079/qualificacao-profissional-em-turismo-como-fator-de-competitividade-do-setor. Acesso em: 18 de mar. de 2021.
CORIOLANO, Luzia Neide; VASCONCELOS, Fabio. Lazer e Turismo: Novas centralidades da sociedade contemporânea. Revista Brasileira de Estudos do Lazer. Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p.3-22, ago. 2014.
DENCKER, A. de F. M. (org.). Planejamento e gestão de hospitalidade e turismo: formulação de uma proposta. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2020) Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/rs/jaguarao.html, acesso em 02/03/2021.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2019). Pesquisas. Pecuária. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rs/jaguarao/pesquisa/18/16459, acesso em 13/11/2020.
IPHAN. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Jaguarão (RS) recebe Igreja Matriz e Mercado Público Restaurado. Publicado em 18/12/019. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/5516/jaguarao-rs-recebe-igreja-matriz-e-mercado-publico-restaurados; acesso em 20/11/2020
IPHAN. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Jaguarão (RS). Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/266, acesso em 12/03/2021.
MARASCIULO, Marília Conill. Relatório técnico de Trabalho de Conclusão de Curso (Projetos Experimentais). Curso de Jornalismo. Centro de Comunicação e Expressão. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2014.
OMT. Organização Mundial do Turismo. Turismo em tempos pré-pandêmicos. Disponível em: https://www.unwto.org/covid-19-and-tourism-2020, acessado em 02/12/2020.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE (OPAS). Folha informativa – COVID-19 Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article &id=6101:covid19&Itemid=875. Acesso em 23 de novembro de 2020.
PREFEITURA MUNICIPAL DE JAGUARÃO. Localização. Disponível em: https://www.jaguarao.rs.gov.br/?page_id=397. Acesso em 22 de dez de 2020.
RIBEIRO, Ângela Mara Bento; MAY, Marilú Angela Campagner; SILVA, Adriana Pisoni da. (Org.) Turismo na Unipampa: uma década de formação no ensino superior. Porto Alegre: Evangraf, 2020.
SILVA, Fabíola Fernandes; LUCIO, Emellyne Marcella de Melo; BARRETO, L.M.T.B. Treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas em turismo: case Disney. Revista Hospitalidade. São Paulo, v. X, n. 2, p. 275 - 295, dez. 2013.
SILVA, Sidcley D’sordi Alves Alegrini da Silva; TEIXEIRA, Fabio de Sousa; LIMA, Jucielio Domingos de Araújo. Ações e estratégias na hotelaria para a retomada do setor no pós-pandemia. In: Turismo e Covid-19: cenários, estratégias e protocolos de biossegurança. Sidcley D´sordi Alves Alegrini da Silva; Ana Angélica Fonseca Costa; Marcos José de Souza Cipriano (Orgs.) – Mossoró – RN: EDUERN, 2020.
UNIPAMPA. Universidade Federal do Pampa. Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023. Bagé: UNIPAMPA, 2019. 148p. Disponível em: <https://sites.unipampa.edu.br/proplan/files/2019/09/pdi-2019-2023-publicacao.pdf> Acesso em: 23 mar. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Adriana Pisoni da Silva, Alessandra Buriol Farinha, Patrícia Schneider Severo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.