Cultura popular e modernidade em Josefina Plá
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v8i1.2114Palavras-chave:
Modernidade; Cultura Popular; Josefina Plá; Ñanduti; Trama.Resumo
Neste artigo buscamos nos acercar da interessante trama artística de Josefina Plá. Considerando a amplitude da obra de Plá, que perpassa os diversos gêneros da escrita e também se desenvolve nas artes plásticas, decidimos nos centrar em sua obra ensaística, na qual a artista revela grande parte de suas tramas sobre o fazer artístico que emprega em suas obras tanto literárias quanto plásticas. Os fios que compõem o tecido da obra de Josefina Plá passam pelo viés da cultura popular e da modernidade: fios condutores de uma trama artística criada no coração da América Latina. As articulações da modernidade e da cultura popular na obra de Josefina Plá nos parecem um assunto central para indagar a contribuição da autora à cultura latino-americana. Em sua obra ficcional, ensaística e plástica mescla motivos e expressões da cultura popular com formas e técnicas da cultura erudita, concedendo novos olhares à cultura popular, nos quais esta não deve ser vista de modo depreciativo, como se tivesse menos valor que a cultura erudita. Ao analisarmos o ensaio Ñanduti: encrucijada de dos mundos percebemos que Josefina Plá explora de diversas maneiras a dualidade presente no ñanduti. A modernidade se baseia na própria dualidade do homem para se realizar. É impossível pensar na América Latina enquanto única, ela mais do que outra coisa é uma sucessão de dualidades, é, retomando o conceito de García Caclini, híbrida. Um lugar que se construiu por um processo hibridação de várias culturas. Tanto a cultura dos povos autóctones quanto a do colonizador europeu e a do escravo africano. O ñanduti se construiu no Paraguai enquanto um também híbrido. De origem espanhola foi no Paraguai, e por meio deste local, que se desenvolveu, absorveu sua cultura, entrelaçou-se com suas mulheres, faz parte de seu espírito. Símbolo do país. O híbrido ñanduti é um dos fios que constroem a trama que resulta no tecido denso e heterogêneo que é a América Latina.
Métricas
Referências
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BAREIRO SAGUIER, Rubén. Encuentro de culturas. In. FERNÁNDEZ MORENO, César. América latina en su literatura. Ciudad de Mexico: Siglo Veintiuno Editores, 1979, p. 21-40.
BOSI, Alfredo. Reflexões sobre a arte. São Paulo: Ática, 1991.
ESCOBAR, Ticio. El mito del arte y el mito del pueblo: cuestiones sobre arte popular. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Ariel, 2014.
GARCÍA CANCLINI, Néstor. Culturas hibridas: estrategias para entrar e sair da modernidade. Tradução: Ana Regina Lessa e Heloísa Pezza Cintrão. 4ªed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013.
GARCÍA CANCLINI, Néstor. Hibridación. In.: ALTAMIRANO, Carlos. Términos críticos de la sociología de la cultura. 1ª ed. Buenos Aires: Piadós, 2002, p. 123-126.
MATEO DEL PINO, Ángeles. El componente mítico y su función simbólica en la poesía erótica de Josefina Plá. 1994. Tese (Doutorado em Filología Hispânica) Universidad de Las Palmas: Gran Canaria, 1994.
MENDONÇA, Suely Aparecida de Souza. A representação da mulher paraguaia em contos de Josefina Plá. 2011. 191 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Programa de Pós-graduação em Letras, 2011. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/103646
PLÁ, Josefina. La Pierna de Severina. In.: PLÁ, Josefina. Cuentos Completos I. Edición de Miguel Ánfel Fernández. Asunción: Servilivro, 2014, p.187-196.
PLÁ, Josefina. Las artesanías en el Paraguay. Asunción: El Lector, 1998.
PLÁ, Josefina. Ñanduti: encrucijada de dos mundos. In: PLÁ, Josefina. Obras completas. Edición de Miguel Ángel Fernández. Asunción: RP Ediciones, 1991. v. 1. p. 59-73.
PIZARRO, Ana (org.). América Latina: palavra, literatura e cultura. Campinas: UNICAMP, 1994.
REIS, Lívia Maria de Freitas. Transculturação e transculturação narrativa. In.: FIGUEIREDO, Eurídice (org.). Conceitos de literatura e cultura. Juiz de Fora: UFJF, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Andre Rezende Benatti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.