A relação entre Design e Artesanato na valorização da cultura local: Representação e aprendizado entre estudantes e artesãs (Maranhão, Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v7i4.1998Palavras-chave:
Design, Artesanato, Aprendizado, Cultura, Tambor de Crioula.Resumo
Este artigo apresenta o processo de integração, aprendizado e trabalho entre estudantes e artesãs nas cidades de São José de Ribamar e São Luís, no Maranhão (Brasil). Foram realizados encontros e oficinas de aprendizado e representação sobre manifestações no contexto afro maranhense e práticas sobre construção de objetos em cerâmica, buscando aproximar universidade e comunidade, proporcionar alternativas de produção artesanal e experimentar ferramentas de reconhecimento e criatividade para a valorização da cultura local. Utilizando o metaprojeto como metodologia, os saberes das artesãs e técnicas de compreensão, análise e a prática de desenhos para nortear o projeto, os envolvidos no processo conseguiram construir novos produtos e identidades visuais, colaborando com a difusão do artesanato na comunidade e no reconhecimento de patrimônios culturais imateriais, como o Tambor de Crioula. Uma experiência educacional e cultural que também pode ser realizada em outros contextos.Métricas
Referências
BONSIEPE, G. Design, cultura e sociedade. São Paulo: Blucher, 2011.
BUZAN, T. Saber Pensar. Lisboa: Editorial Presença, 1996.
CANCLINI, N. G. As culturas populares no capitalismo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1983.
CHIAVENATO, I.; SAPIRO, A. Planejamento Estratégico: fundamentos e aplicações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
COHEN, E. Authenticity and commoditization in tourism. In: ANNALS OD TOURISM RESEARCH, pp. 371-386, 1988, London.
HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.
JUNIOR, D., 2018. Tambor De Crioula. [imagem] Disponível em: <https://www.flickr.com/photos/mturdestinos/albums/72157664777611897> [Acessado em 1 de Junho de 2020].
KRUCKEN, L. (2009). Design e território. 1st ed. São Paulo: Studio Nobel.
LIMA, Ricardo Gomes. Objetos: percursos e escritas culturais. São José dos Campos: Centro de Estudos de Cultura Popular; Fundação Cultural Cassiano Ricardo. 2010.
TAMEKUNI, K. I. Metaprojeto: o design em busca da inovação por meio da reflexão. In: 11º CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, Gramado, 2014.
TAPSCOTT, D.; TICOLL, D. A empresa transparente. São Paulo: M. Books do Brasil, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 João Matheus de Barros Câmara, Sâmio Lucas Pachêco Barbosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.