As Práticas de Leitura das Fãs de Romances Sentimentais no Nordeste do Brasil

Autores

  • Roberta Manuela Barros de Andrade Universidade Estadual do Ceará
  • Ricardo Augusto de Sabóia Feitosa Universidade Federal de Pernambuco
  • Thiago Mena Barreto Viana Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v7i4.1982

Palavras-chave:

romance sentimental, mulheres, leitura, Brasil

Resumo

A presente pesquisa busca investigar as práticas culturais que orientam o consumo feminino dos romances sentimentais no Brasil na contemporaneidade. Interroga-se quem seriam as leitoras destes romances, quais seus modos de ler essas obras e em que contexto suas leituras são praticadas. O objetivo principal consiste em compreender as diferentes formas de apropriação dos romances sentimentais por mulheres de extratos sociais e gerações distintas a partir de entrevistas em profundidade realizadas com uma comunidade de vinte leitoras residentes na cidade de Fortaleza (Ceará, Brasil), selecionadas a partir de sua frequência a livrarias, sebos, bancas de revista e fóruns virtuais de debates dedicados a este gênero literário.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Roberta Manuela Barros de Andrade, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (1994), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1997) doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2001) e especialização em Docência à Distância pela Universidade de Fortaleza (2011). É Pós Doutorada em Sociologia e Literatura pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2017-2018). Atualmente, é professora Associada II da Universidade Estadual do Ceará. É professora do Programa de Pós Graduação em Sociologia (PPGS- UECE).

Ricardo Augusto de Sabóia Feitosa, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação Em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (2000), mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2004) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2014), com estágio doutoral no Instituto Universitário de Lisboa (bolsista Capes). Atualmente é Professor Adjunto -C da Universidade Federal de Pernambuco.

Thiago Mena Barreto Viana, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Comunicação (UFC); Especialista em Tutoria em Educação à Distância e Docência do Ensino Superior (UNINTA); Especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem (UFC); Bacharel em Jornalismo (UNIFOR); Licenciado em História (UECE).

Referências

ANDRADE, Roberta Manuela Barros; SILVA, Erotilde Honório. Um século de romances de amor: a trajetória da literatura sentimental no Brasil (1920-2020). Columbia: Independently Published, 2020.

BARBERO, Jesus Martin. La telenovela en Colombia: melodrama, televisión y vida cotidiana. Revista de la Federación Latino Americana de Associaciones de Faculdades de Comunicación Social, No.17, junho de 1997.

BOURDIEU, Pierre. La distinction: Critique sociale du jugement. Paris: Minuit, 1979.

CHARTIER, Roger. Du livre au livre. In: Réseaux. Paris: Editions Rivages, volume 6 n°31. pp. 39-67, 1988a.

CHARTIER, R. S. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília. Universidade de Brasília, 1998b.

COPES, Regina Janiakis. Políticas Públicas de incentivo à leitura: um estudo do projeto “Literatura em minha casa”. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Ponta Grossa. Departamento de Educação, 2007.

CROPANI, Ottaviano de Fiori. Livro, biblioteca e leitura no Brasil. Brasília, 1998. Disponível em: htpp: //www9.cultura.gov.br; textos/of01,htm. Acessado em março de 2011.

DUMAZEDIER, Joffre. Sociologia empírica do lazer. São Paulo: Perspectiva, 1979.

FISKE, John. Bristish cultural studies and television criticism In: ALLEN, Robert C. (org): Channels of discourse: television contemporary criticism. London: Methuen, 1987.

JAUSS, H.R. Pour une esthétique de la réception. Paris: Gallimard, 1978.

LIPOVESTKY, G. A terceira mulher: Permanência e Revolução do Feminino. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

RADWAY, Janice. Reading the romance: women, patriarchy and popular literature. London: Verso, 1987.

RICKER-WILSON, Carol. Busting Textual Bodices: Gender, Reading, and the Popular Romance. IN: The English Journal, vol. 88, No. 3, Genderizing the Curriculum, Janeiro, 1999.

SAMONÀ, Carmelo: Los códigos de la novela sentimental. In: Historia y crítica de la literatura española. (História e crítica da literatura espanhola). Barcelona: Crítica, 1980.

SODRÉ, M. Teoria da literatura de massa. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1978.

SOUZA, Jorge Pedro. Elementos de Teoria e Pesquisa da Comunicação e dos Media. Porto: Letras Contemporâneas, 2006.

SQUIRRA, Sebastião Carlos de Moraes. A convergência tecnológica. IN: Revista Famecos. Porto Alegre, agosto de 2005.

Downloads

Publicado

2021-02-28

Como Citar

Andrade, R. M. B. de, Feitosa, R. A. de S., & Viana, T. M. B. (2021). As Práticas de Leitura das Fãs de Romances Sentimentais no Nordeste do Brasil. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 7(4). https://doi.org/10.23899/relacult.v7i4.1982

Edição

Seção

II - Congresso Internacional Online de Estudos sobre Culturas