As culturas do medo e da farmácia do consumo em tempos da covid-19 na sociedade líquida
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v7i1.1857Palavras-chave:
Cultura do medo, Sociedade, Lives, Covid-19, Manchete.Resumo
Este trabalho objetiva analisar a discursivização do medo em manchetes de notícias veiculadas no site G1 que noticia informações da covid-19. Para isso, dialogou-se com estudos de Bauman (2008, 2011), Hall (2006), Canclini (2008), Eagleton (2011) e Nova (2009). Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como explicativa, apresentando uma abordagem qualitativa, e utiliza a Análise de Conteúdo, pois interpreta enunciados, procurando compreender a construção de efeitos de sentidos manifestos em manchetes de notícias. Como resultado, verificou-se que a análise interpretativa das manchetes leva a entendê-las enquanto mercadoria do espetáculo, que constitui efeitos de sentidos a partir da atenção centrada no número de casos de coronavírus no Brasil e em sua letalidade. Em paralelo ao medo da covid-19, surgem formas de interação social, a saber, as lives. Assim, as manchetes materializam o surgimento das lives como mercadorias de consumo. Numa conjuntura de isolamento social, as lives se configuram elementos do “novo normal”, uma nova forma de encontro com o outro via aparelho digital. Ademais, as lives configuram um novo jeito de alinhar a cultura do medo à cultura do consumo, numa tentativa de substituir o mundo sensível por um conjunto de imagens fabricadas como produto do espetáculo.Métricas
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Medo líquido. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
BAUMAN, Zygmunt. 44 cartas do mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
CANCLINI, Nestor. García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp, 2008.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
EAGLETON, Terry. A ideia de cultura. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
NOVA, Sebastião Vila. Introdução à sociologia. São Paulo: Atlas, 2009.
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
RUMNEY, Jay. MAIER, Joseph. Manual de sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1963.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Antonio Flávio Ferreira de Oliveira, Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.