Conhecendo Ciudad del Este: O Outro Lado da Fronteira
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v6i6.1788Palavras-chave:
Ciudad del Este, Descrição, Paisagem, Fronteira.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar ao leitor um relato de experiência, a saber, o das percepções obtidas por alguém que passando pela Ponte da Amizade chegue à Ciudad del Este, no Paraguai. A descrição pretende dar uma ideia aproximada da paisagem esculpida pela sociedade local, em sua articulação com os turistas e os sacoleiros, e como este comércio influenciou na formação, arranjo e desenvolvimento da parte comercial da cidade. Como o texto deixa transparecer, fomos inspirados pelos trabalhos de Geografia Regional de Paul Vidal de La Blache, que ao tentar descrever a paisagem de uma determinada região fazia um quadro vívido do que encontraríamos em tal local. Passamos assim, a descrever a topografia, composição da população, táticas de aquisição de clientes/compradores por parte dos comerciantes, a arquitetura local, o arranjo das vias e dos edifícios, visando a estabelecer o quadro geral mais bem explicado, tendo como limitadores o próprio espaço do texto e sua aplicação à comunidade acadêmica.
Métricas
Referências
CARDIN. Eric Gustavo. A Expansão Do Capital E As Dinâmicas Da Fronteira. Tese (Doutorado em Sociologia). Araraquara: UNESP, 2010.
_____________________. Sacoleiros e Laranjas na Tríplice Fronteira: uma análise da precarização do trabalho no capitalismo contemporâneo. Dissertação (Mestrado em Sociologia). Araraquara: UNESP, 2006.
COLOGNESE, Silvio Antônio; CARDIN, Eric Gustavo. As Ciências Sociais nas Fronteiras: Teorias e Metodologias de Pesquisa. Cascavel: JB, 2014.
CORRÊA, Roberto Lobato. A Rede Urbana. São Paulo: Ática, 1989.
FABRÍCIO, Deyse Cristina Brito; VITTE, Antonio Carlos. Paul Vidal de La Blache e a Geografia Francesa: do Contexto Histórico às Monografias Urbanas. Cordis. História, Arte e Cidades, n. 6, jan./jun. pp. 301-332, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/cordis/
article/view/10302/7691. Acesso em 16 set. 2019.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1994.
_________. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
La Blache, Paul Vidal de. Transcrito dos Annales De Géographie, 22 (124): 289·299, 1913. Titulo do original: "Descaractères distinctifs de la Géographie". Tradução de Odete Sandrini Mayer.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Teoria, Método e Criatividade. Petrópolis. 21ª edição. Coleção Pesquisa Social. Ed Vozes. 2002.
RABOSSI, Fernando. Nas ruas de Ciudad del Este: Vidas e vendas num mercado de
fronteira. Tese (Doutorado em Antropologia Social). Rio de Janeiro: Museu Nacional, 2004.
TISSIANO, Gabriel Merlini. Início e Dinâmica da Aglomaração Urbana de Fronteira: Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazú. I Simpósio Nacional de Geografia e Gestão Territorial e XXXIV Semana de Geografia da Universidade Estadual de Londrina. 2018.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Roberto Rigaud Navega Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.