HIV/AIDS em Tempos de Retrocesso: Possibilidades de Atuação na Educação Básica

Autores

  • Peterson Fernando Kepps da Silva Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Lavínia Schwantes Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v6i4.1746

Palavras-chave:

HIV/AIDS, ensino de ciências, educação básica, PSE, metodologias de ensino.

Resumo

No Brasil, o número de casos de HIV de 2007 a 2018 registrados foram de quase 250 mil, sendo a região sudeste e sul, respectivamente, as mais acometidas. Já o número de jovens que contraem a doença vem aumentando no país, o que nos faz pensar na escola como uma ferramenta potente de discussão sobre o tema. Diante disso, desenvolvemos atividades com duas turmas de oitavos anos do Ensino Fundamental do município de Pelotas – RS e visamos apresentar neste trabalho metodologias de ensino endereçadas para Educação Básica que possam contribuir com a ampliação de conhecimentos e informações de jovens estudantes sobre HIV/AIDS. Para tanto, estabelecemos parceria com uma Unidade Básica de Saúde por meio do Programa Saúde na Escola. A parceria contribuiu para que tivéssemos atividades mais aproximadas do contexto da escola. Consideramos os resultados das atividades satisfatórios, tendo em vista a participação e interação dos estudantes diante das discussões e trabalhos propostos.

Biografia do Autor

Peterson Fernando Kepps da Silva, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Especialização em Educação com Ênfase nos Ensinos Fundamental II e Médio pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR); Mestre e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGEC-FURG).

Lavínia Schwantes, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC/FURG). Tem experiência e interesse na área de Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em ciência, formação de professores e ensino de Biologia. É líder do Grupo de Pesquisa em Educação em ciência (PEmCie), desenvolvendo projetos e estudos em educação em ciência. Também é pesquisadora do Grupo de Estudos de Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia (GEECAF), lotado no Centro de Educação Ambiental e Ensino de Ciências e Matemática (CEAMECIM) da FURG.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde - Secretaria de Vigilância em Saúde - Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais. Brasília: Ministério da Saúde, 2018. Disponível em: <http://www.aids.gov.br/pt-br/pub/2018/boletim-epidemiologico-hivaids-2018>. Acesso em: 10 fevereiro 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Pesquisa de conhecimento, atitudes e práticas na população brasileira / Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Brasília: Ministério da Saúde, 2011. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pesquisa_conhecimentos_atitudes_praticas_populacao_brasileira.pdf>. Acesso em: 10 fevereiro 2019.

GUIMARÃES, R.; FERRAZ, A. F. A interface AIDS, estigma e identidade - algumas considerações. Rev. Min. Enf., v. 6, p. 77-85, 2002.

MORAES-FILHO, I. M.; NERY, M. R. T.; SANTOS, S. S.; FÉLIS, K. C.; FRASCA, L. L. M.; SANTOS, O. P. A importância do método de prevenção à infecção por HIV denominado de PREP - profilaxia pré-exposição ao HIV. Rev Inic Cient Ext. v. 1, Ed. Esp. 405-406, 2018.

PSE. Programa Saúde na Escola. 2019. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal/194-secretarias-112877938/secad-educacao-continuada-223369541/14578-programa-saude-nas-escolas>. Acesso em: 10 fevereiro 2019.

RIBEIRO, P.; RIZZA, J. L.; MAGALHÃES, J. C.; QUADRADO, R. Educação e sexualidade: identidades, famílias, diversidade sexual, prazeres, desejos, homofobia, AIDS. 2. Ed. Rio Grande: Editora da FURG, 2008, 428p.

Downloads

Publicado

29/03/2020

Como Citar

Kepps da Silva, P. F., & Schwantes, L. (2020). HIV/AIDS em Tempos de Retrocesso: Possibilidades de Atuação na Educação Básica. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 6(4). https://doi.org/10.23899/relacult.v6i4.1746

Edição

Seção

V - Encontro Humanístico Multidisciplinar