A Educação Ambiental e o Ensino de Química no Estudo da Separação de Misturas
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v6i0.1678Palavras-chave:
Educação Básica. Estágio de Docência. Socioambiental.Resumo
Apresentamos neste estudo as vivências que se tornaram experiências de prática docente possibilitadas pelas atividades realizadas durante o Estágio Curricular Supervisionado de Química de um Curso de Licenciatura de uma Universidade pública. Destacamos quatro momentos direcionados para o estudo contextualizado dos processos de separação de misturas em atenção à Educação Ambiental, junto a duas turmas do 1º ano do Ensino Médio durante o processo de constituição docente. O olhar para o processo formativo do ser professor foi registrado por meio das escritas reflexivas realizadas em portfólio, sendo que todo o processo vivenciado permeou pelos aspectos do planejamento, análise, reconstrução e constituição. Enfim, a formação se constitui reflexiva e atenta a Educação Ambiental quando vivenciada na ação docente do professor do ensino de química.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores retêm os direitos autorais de suas obras e concedem à RELACult o direito de primeira publicação. Todos os artigos são simultaneamente licenciados sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), permitindo o compartilhamento, distribuição, cópia, adaptação e uso comercial desde que atribuída a autoria original e indicada a primeira publicação nesta revista.
A RELACult disponibiliza todo o seu conteúdo em acesso aberto, ampliando a visibilidade e o impacto dos trabalhos publicados. As informações de contato fornecidas no sistema de submissão são utilizadas exclusivamente para comunicação editorial e não serão compartilhadas para outros fins.