A poética do ator e o encantamento na capoeira

Autores

  • Mateus Schimith Batista

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i5.1575

Palavras-chave:

capoeira, poética do ator, transe, estados de corpo, musicalidade

Resumo

Pela perspectiva da poética do ator, este estudo aborda a influência sonora na capoeira, refletindo sua concepção ritualística em aproximação com a prática cênica. Para isso, busca compreender a noção de estados corporais do ator em afinidade com a expressão transe capoeirano, cunhada pelo mestre de capoeira Decanio (2002), que a considera como um momento em que o jogador extrapola sua consciência como indivíduo, percebendo-se como integrante do ambiente no qual está inserido. Acredita-se, desse modo, que a musicalidade presente no jogo de capoeira seja o elemento fundamental para estabelecer o estado de corpo semelhante ao transe, o que permite investigar como essa relação pode ser determinante para entendimento dos estados de corpo na poética do ator. 

Referências

ARTAUD, A. O Teatro e seu Duplo. Tradução: Teixeira Coelho. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

BARÃO, A. C. A Performance Ritual da Roda de Capoeira. 181f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999.

BARBA, E.; SAVARESE, N. A arte secreta do ator. Tradução: Luiz Otávio Burnier. São Paulo: Hucitec, 1995.

BURNIER, L. O. A Arte de Ator: da técnica à representação. Campinas: Unicamp, 2001.

CHAUI, M. S. Espinosa: uma filosofia da liberdade. São Paulo: Editora Moderna, 2001

DECANIO, A. A. Transe Capoeirano. Salvador: 2002. (Coleção Salomão, n. 05).

GROTOWSKI, J. Em Busca de um Teatro Pobre. Tradução: Aldomar Conrado. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.

LIMA, T. M. “Cantem, pode acontecer alguma coisa”: em torno dos cantos e do cantar nas investigações do Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards. Revista Brasileira Estudo da presença, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 220-240, jan./abr. 2013.

LIMA, T. M. Les Mots Pratiques: relação entre terminologia e prática no percurso artístico de Jerzy Grotowski entre os anos 1959 e 1974. 2008. 366 f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) ‒ Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

LUHNING, A. Música: coração do candomblé. Revista USP, São Paulo: USP. p. 115-124. 1990.

PASTINHA, V. P. Capoeira Angola, por mestre Pastinha. 3. ed. Salvador: Fundação de Cultura do Estado da Bahia, 1988.

RIZZI, N. D. Visões do Transe Religioso, Revista Plural, São Paulo: USP, p. 78-106, 1997.

SCHIMITH, M. Estados de Corpo: vias de aproximação entre capoeira e teatro na poética de um ator. 2013. 112 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) ‒ Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013.

SOARES, M. C. Roda de Capoeira: rito espetacular. 2010. 93 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) ‒ Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.

VIRMAUX A. Artaud e o Teatro. Trad. Carlos Eugênio Marcondes de Moura. São Paulo: Perspectiva, 1978.

Downloads

Publicado

31/05/2019

Como Citar

Batista, M. S. (2019). A poética do ator e o encantamento na capoeira. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(5). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i5.1575

Edição

Seção

II - Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura