FESTIVAL DE PARINTINS – A EPOPEIA CABOCLA E A SEMIOSE LINGUÍSTICA E CULTURAL

Autores

  • Djane Silva Sena Universidade Federal do Amazonas
  • Priscila De Oliveira Pinto Maisel Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i5.1555

Palavras-chave:

boi bumbá, cultura amazônica, cultura indígena, semiótica, arte.

Resumo

Estamos acostumados a valorizar a arte contida em telas e esculturas tudo o que mais aprendemos dentro dos padrões tradicionais. A obra só pode ser vista a partir de sua inserção como agente da história, portanto, uma história especial que, por sua vez, opera num campo específico e tem metodologias próprias, mas que, ao final, enquadra-se na história geral da cultura, explicando como será a cultura elaborada e construída pela arte.  No contexto da cultura artística contemporânea, temos o Festival de Parintins. No meio da imensidão da floresta e dos rios da Amazônia, acontece um espetáculo a céu aberto, onde os Bois Garantido e Caprichoso enfrentam-se para o deleite de cerca de 80 mil turistas. Tal como em um teatro, assistimos a uma epopeia cabocla numa grande semiose linguística e cultural, mítica e histórica. Personagens e elementos imaginários como fontes de ligação e origem através do mito que nada mais é do que a encenação poética da linguagem. En esta investigación, buscamos compreender a importância da cultura do boi-bumbá para a região amazônica e como esta cultura se (re)constrói simbolicamente. Como metodologia, utilizamos a pesquisa qualitativa com abordagem descritiva. Como resultados, identificam-se simbolicamente sujeitos e histórias comuns a outras que se revelam memórias de temas correlatos à cultura indígena, cabocla e religiosidade, narrativas simbólicas, transmitidas de geração a geração.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Djane Silva Sena, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Amazonas UFAM, onde atualmente é aluna do curso de Música. Atua na área de Teoria e História da Arte com foco na Cultura popular e Festas da Região Amazônica, principalmente o Boi Bumbá de Parintins e suas mais variadas representações. É pesquisadora do tema cultura e processos culturais na Amazônia e compõe o Grupo de Estudos e Pesquisas em Processos de Criação na Amazônia, da Universidade Federal do Amazonas. Possui produção científica norteadas pelas temáticas: Artes, Mitologia e Cultura Indígena. Com ênfase na relação da cultura popular, o boi bumbá e suas relações com o Festival de Parintins. É membro do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS/BRASIL). Faz parte da comissão artística do Boi Brilhante em Manaus desde 2003. Também tem experiência na área de Eventos e cerimoniais, com ênfase em eventos e cerimoniais de luxo. Tem experiência na área de produção de eventos culturais e shows temáticos. Atua nas áreas de artes visuais, literatura, produção artística.

Priscila De Oliveira Pinto Maisel, Universidade Federal do Amazonas

Artista visual, poetisa e professora na Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Possui Licenciatura Plena em Artes Plásticas (2006) e bacharelado em Direito (2000), com mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia (2014) e especialização em Tecnologia Educacional multimídia (2004) pela UFAM. Atua na área de artes visuais, na produção, curadoria, pesquisa e ensino da arte. Trabalha com os temas: processo de criação artística, cultura e história da arte na Amazônia, análise visual e poéticas visuais

Referências

ARGAN, Giulio Carlo. Guida ala storia dell´arte. Tradução de M.F.Gonçalves de Azevedo. Lisboa. Editorial Estampa, 1992. 2ª edição.

AMÉRICO, Ekaterina Volkova. Alguns aspectos da semiótica da cultura de Iuri Lótman. 2012. Tese (Doutorado em Literatura e Cultura Russa) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8155/tde-07112012-124602/pt-br.php. Acesso em: 2018-12-21.

BRAGA, Sérgio Ivan Gil. Os bumbás de Parintins. Rio de Janeiro: Funarte/ Editora Universidade do Amazonas, 2002.

______________________. Cultura popular, patrimônio imaterial e cidades. Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2007.

ELIADE, Mircea. Mito e realidade. Tradução Pola Civelli. São Paulo: Perspectiva, 2016.

LOUREIRO, João de Jesus Paes. Cultura Amazônica: Uma Poética do Imaginário. 5ª edição. Manaus. Editora Valer. 2015.

LOTMAN, Yuri. La semiosfera I. Traduzido por Desiderio Navarro - Ediciones Catedra (Grupo Allay.), S. A.), 1996. Juan Ignacio Luca de Tena, Madrid.

____________. La semiosfera III. Traduzido por Desiderio Navarro - Ediciones Catedra (Grupo Allay.), S. A.), 2000. Juan Ignacio Luca de Tena, Madrid.

MACHADO, Irene. Escola de Semiótica, São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

MESQUITA, Valter. Semioses na web: os processos comunicativos do google art Project. 1ª edição. Curitiba. Appris. 2016.

PELEGRINI, Sandra C. A. Cultura e natureza: os desafios das práticas preservacionistas na esfera do patrimônio cultural e ambiental. Rev. Bras. Hist., São Paulo, v. 26, n. 51, p. 115-140, Junho de 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882006000100007. Acesso em 22.12.2018.

Revista Boi Caprichoso 2013. O centenário de uma paixão. Caprichoso, Parintins, 2013.

Revista Boi Garantido 2013. O Boi do Centenário. Parintins, 2013.

SANCHES, Cleber. Fundamentos da cultura brasileira. Manaus: Valer, 2009.

SILVA, Aracy Lopes da. Mitos e cosmologias. Disponível em: <https://pib.socioambiental.org/pt/c/no-brasil-atual/modos-de-vida/mitos-e-cosmologia>. Acesso em 06.12.2018 as 23:03.

TENÓRIO, Basílio. A cultura do boi bumbá. Parintins-AM: Editora e gráfica João XXIII, 2016.

VALENTIN, Andreas. Caprichoso, a terra é azul = The Amazon Music a da dance festival. Andreas Valentin, Paulo José Cunha. Rio de Janeiro. 1999

ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em arte. 3ª edição. Campinas, SP. Autores associados. 2006. Coleções polêmicas do nosso tempo, 59.

Downloads

Publicado

2019-05-31

Como Citar

Sena, D. S., & Maisel, P. D. O. P. (2019). FESTIVAL DE PARINTINS – A EPOPEIA CABOCLA E A SEMIOSE LINGUÍSTICA E CULTURAL. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(5). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i5.1555

Edição

Seção

II - Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura