Luta e resistência dos Avá-Guarani no Oeste do Paraná

Autores

  • Rosangela Daiana dos Santos UNILA
  • Marcos Rodrigues Barreto
  • Rafael Fonseca Gomes Dantas de Melo

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i5.1479

Palavras-chave:

Resistência, Memória, Avá-Guarani.

Resumo

Este artigo tem como proposta a análise dos processos históricos que resultaram na espoliação dos povos indígenas na Região Oeste do Paraná. Neste trabalho serão apresentadas as motivações do deslocamento dos indígenas para o Paraguai e outros dilemas que vêm sendo enfrentado com o regresso ao território tradicional no Oeste Paranaense. Centraremos-nos na organização indígena, luta e resistência dos Avá-Guarani, que diariamente encaram problemas com a ausência de terras, preconceitos junto à população não indígena e conflitos com ruralistas da região. A espoliação do território indígena é o eixo central desta análise, buscando examinar o percurso histórico das relações de conflito na região, o contexto político, os agentes envolvidos, como a remoção ocorreu e, fundamentalmente, como foi abordada pelos meios de comunicação. Além disso, apresentaremos neste trabalho como os acontecimentos influenciam nos dias atuais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rosangela Daiana dos Santos, UNILA

Bacharel em Historia - América Latina (Unila, 2016).

Graduando Historia - Licenciatura.

Bolsista no Projeto de Extensão: Memoria Indigena e Reparações Pedagogicas na Região de Fronteira.

Marcos Rodrigues Barreto

Pedagogo (UERJ), Mestre em Memória Social (UNIRIO) e professor da rede municipal de Japeri-RJ

Rafael Fonseca Gomes Dantas de Melo

Graduando de Historia – America Latina (UNILA), bolsista de Iniciação Cientifica no projeto: Memória em movimento: saberes e práticas Guarani na reconfiguração territorial (2018)

Referências

BRAND. Antonio. Os Kaiowá e Guarani em tempos da Cia Matte Larangeira: negociações e conflitos. XIII Simpósio Nacional de História da ANPUH, Londrina, 2005.

BRIGHENTI, Clovis Antonio. Estrangeiros na Propria terra: presença guarani e estados nacionais. Chapecó/florianopolis: Argos, 2009. 284 p.

BRIGHENTI, C.A.; BORGES, P. P. Presença e mobilidade Guarani no oeste paranaense: uma análise histórica. em Tempo de Historias, Brasília, v. 27, p.48-71, dez. 2015. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/issue/view/1256>. Acesso em: 20 jan. 2018.

BRIGHENTI, C. A.; SANTOS, R. D. Encobrimento indígena no processo de colonização do oeste do Paraná. Sures, Foz do Iguaçu, v. 9, n. 1, p.113-131, fev. 2017.

CACERES, O. Os impactos causados pela construção de itaipu na saude da comunidade avá guarani de oco'y. Trabalho de Conclusão do Curso de Pós-Graduação em Sociologia Política, UFPR, 2017.

CENTURIÃO, Cassemiro. Depoimento cedido a Rafael Fonseca, Tekoha Ocoy, 21 de março de 2018.

CNDH – Conselho Nacional Dos Direitos Humanos. Relatório do Grupo de Trabalho sobre os Direitos dos Povos Indígenas. Brasília, 2016.

Comissão Guarani Yvyrupa. Disponível em: < http://www.yvyrupa.org.br/ > acessado em 20/05/2018.

Comissão Guarani Yvyrupa. Relatório sobre as violações de Direitos Humanos contra os Avá-Guarani no Oeste do Paraná. Guaíra e Terra Roxa. Agosto de 2017.

Comissão Nacional da Verdade. Relatório / Comissão Nacional da Verdade. – Brasília: CNV, 2014.

LUTA INDÍGENA, Itaipu e FUNAI contra os índios, 16° edição, Março de 1982.

SOUZA FILHO, Carlos Frederico Marés de. II. MAMED, Daniele de Ouro. III. CALEIRO, Manuel Munhoz. IV. BERGOLD, Raul Cezar. Os Avá-guarani no Oeste do Paraná: (re)existência em Tekoha Guassu Guavira. Letra da Lei, 2016.

HABITZHEUER, Rubens Roberto. A conquista da Serra do Mar. Curitiba: Pinha, 2000. 280 p.

MELIÀ, Bartomeu. O mundo guarani. 1 ed. Assunção: Servilibro/Adriana Almada, 2011.368 p .v 5.

MELIÀ, Bartomeu et al. Camino guaraní. Assunção: Inprenta Salesiana, 2016. 242 p.

SANTOS, R. D. Racismo e preconceito contra os Avá-Guarani em Guaíra e Terra Roxa no Paraná. RELACult – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade V. 03, ed. especial, dez., 2017, artigo nº 587 | relacult.claec.org | e-ISSN: 2525-7870.

Downloads

Publicado

2019-05-31

Como Citar

Santos, R. D. dos, Rodrigues Barreto, M., & Fonseca Gomes Dantas de Melo, R. (2019). Luta e resistência dos Avá-Guarani no Oeste do Paraná. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(5). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i5.1479

Edição

Seção

II - Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura