Violência de gênero: uma questão cultural?
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i5.1455Palavras-chave:
Relações de Gênero, Violência de Gênero, CulturaResumo
O presente trabalho tem como objetivo elucidar a relação entre cultura e violência de gênero, abordando as dimensões históricas, econômicas e sociais da constituição desta forma específica de violência na contemporaneidade. A violência de gênero, enquanto fenômeno socialmente construído, se expressa para além de manifestações visíveis – denominada como violência aberta – atingindo de forma específica mulheres e homens, desde a mais tenra idade até a velhice. Compreendendo gênero enquanto padrão de organização social, que estabelece relações de poder diferenciadas entre mulheres e homens, podemos identificar uma forma sutil de reprodução da violência, uma violência estrutural e ressignificada de acordo com os movimentos dialéticos existentes na sociedade. É possível enxergar a dimensão cultural quando analisamos a reprodução acrítica de ações que reiteram esta forma de violência pela observação das inúmeras propagandas televisivas que objetificam corpos femininos; quando temos atrizes e atores com as mesmas características físicas interpretando reiteradamente os mesmos personagens nas telenovelas e quando ouvimos a idealização de “casal perfeito” nas músicas, por exemplo. Encontramos uma construção de padrão ideal balizado pelo viés branco, heterossexual e com boas condições financeiras, que afetam diretamente o modo de ser de toda a sociedade, com uma reprodução mandatória que não corresponde à realidade social da maior parte da população brasileira. Utilizando o método materialista histórico dialético, buscaremos compreender a relação que a idealização de papéis sociais atribuídos aos sexos feminino e masculino têm com a reprodução cultural da violência de gênero e refletir suas implicações nas relações sociais.
Métricas
Referências
BAIRROS, Luiza. Cultura e Raízes da Violência Contra as Mulheres. Disponível em: http://www.agenciapatriciagalvao.org.br/dossies/violencia/violencias/cultura-e-raizes-da-violencia/ - Acesso em 18 de julho de 2018.
BANDEIRA, Lourdes Maria. Violência de gênero: a construção de um campo teórico e de investigação. Revista Sociedade e Estado, Brasília. V. 29 Nº 2 - Maio/Agosto, 2014.
BEZERRA, Vanessa; VELOSO, Renato. Gênero e Serviço Social: desafios a uma abordagem crítica. São Paulo, Saraiva, 2015.
BRASIL: Lei 11.340 de 7 de agosto de 2006. Lei Maria da Penha. Brasília, 2006.
HIRATA, Helena; KERGOAT, Daniele. Novas configurações da divisão sexual do trabalho. Cad. Pesqui. São Paulo, v.37, n.132, p.595-609, 2007. Disponível em: http://scielo.br/pdf/cp/v37n132/a0537132 - Acesso em 07 de setembro de 2018.
REZENDE, Daniela Leandro. Patriarcado e formação do Brasil: uma leitura feminista de Oliveira Vianna e Sérgio Buarque de Holanda. Revista Pensamento Plural, Rio Grande do Sul, ano 9, nº17 – Julho/Dezembro, 2015.
ROS, Ana Carolina Pontes. Produção e reprodução social da violência: rebatimentos da naturalização de processos violentos na sociedade capitalista. In: ANAIS da V Jornada Internacional de políticas públicas, 2011.
SAFFIOTI, Heleieth. Contribuições feministas para o estudo da violência de gênero. Cadernos Pagu, Campinas, n. 16, p.115-136, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cpa/n16/n16a07.pdf - Acesso em 07 de setembro de 2018.
__________. Violência de Gênero – lugar da práxis na construção da subjetividade. Lutas Sociais, nº 2, PUC/SP, 1997, pp.59-79. Disponível em: http://www4.pucsp.br/neils/downloads/v2_artigo_saffioti.pdf - Acesso em 07 de setembro de 2018.
__________. Gênero, Patriarcado e Violência. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1741437/mod_resource/content/1/G%C3%AAnero%2C%20Patriarcado%2C%20Viol%C3%AAncia%20%20%28livro%20completo%29.pdf. Acesso em 07 de setembro de 2018.
SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura. São Paulo, Editora Brasiliense, 6.ed, 1987.
VELOSO, Renato; BEZERRA, Vanessa. Gênero e Sociedade: Uma breve introdução à dimensão de gênero nas relações sociais. Revista Teoria e Sociedade, nº12 – Janeiro/Junho, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.