Um grito de negritude: Experiências na formação de leitores/escritores no programa Mais Educação
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v1i02.139Palavras-chave:
Leitura, Produção textual, experiência docenteResumo
Este estudo tem por objetivo expor o relato de atividades desenvolvidas pelo projeto “Experiência de leitura/escrita: a formação de leitores/escritores”, focando-se no sub-projeto “(Di)versificando: diferença na escola”, especificamente no módulo I “Um grito de negritude”. Este trabalho vem sendo realizado junto ao Programa Mais Educação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Castelo Branco, com o objetivo de oferecer aos alunos uma relação prazerosa com a leitura e produção de diversos textos, focando assim na formação do leitor/escritor de textos literários. Dessa forma, serão apresentadas as referências teóricas e metodológicas utilizadas para ancorar o referido módulo, bem como uma breve descrição das atividades realizadas seguidas de reflexões sobre o trabalho docente.
Métricas
Referências
ANDRADE, I. P. Construindo a auto-estima da criança negra. In: MUNANGA, K. (Org). Superando o Racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria
de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fada. Tradução de Arlene Caetano. São Paulo: Paz e Terra, 2011. 26ª reimpressão.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : apresentação dos temas transversais: ética. Brasília: MEC/SEF, 1998.
______. Lei 10.639 de 09 de janeiro de 2003 que altera a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Brasília, 2003.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
GOMES, N. L. Educação e Relações Raciais: Refletindo sobre Algumas Estratégias de Atuação In: MUNANGA, K. (Org). Superando o Racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
DI NIZO, R. Escrita criativa: o prazer da linguagem. São Paulo: Summus, 2008.
RAMOS, J. M. O espaço da oralidade na sala de aula. São Paulo: Martins Fontes, 2002. 3ª tiragem.
RUIZ, E. D. Como se corrige redação na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.