O papelão revisitado: experiências pedagógicas a partir de editoras cartoneras
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1352Palavras-chave:
, editoras cartoneras, escrita criativa, autonomiaResumo
Entender como podem se dar relações pedagógicas entre a criação, editoração e a produção de literatura através da autonomia do educando por um caminho artesanal em plena era tecnológica justifica este trabalho. Para isso analiso a produção de cartoneras em sala de aula. As editoras cartoneras que ganharam a América Latina desde o início deste século tem como característica as produções de livros a partir dos cartóns (papelão), comprados de cartoneros (catadores) com a publicação de textos literários cedidos por escritores já legitimados no mercado literário, assim como de novos escritores que ocupam as margens sejam econômicas ou territoriais, além da reedição de textos literários que nem sempre cruzavam suas fronteiras de origem. O movimento não é ingênuo, pois aposta na ousadia e na transgressão cultural, muitas vezes, questionando os espaços hegemônicos de produção literária. Transportar esse movimento para dentro da sala de aula e pensá-lo como recurso pedagógico incitando a produção pelos educandos, tornando-os autores, editores e confeccionadores de seus próprios livros pode ser um recurso interessante no que tange a reaproximação dos estudantes com a literatura.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores retêm os direitos autorais de suas obras e concedem à RELACult o direito de primeira publicação. Todos os artigos são simultaneamente licenciados sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), permitindo o compartilhamento, distribuição, cópia, adaptação e uso comercial desde que atribuída a autoria original e indicada a primeira publicação nesta revista.
A RELACult disponibiliza todo o seu conteúdo em acesso aberto, ampliando a visibilidade e o impacto dos trabalhos publicados. As informações de contato fornecidas no sistema de submissão são utilizadas exclusivamente para comunicação editorial e não serão compartilhadas para outros fins.