Refletindo sobre a convivência na UNIPAMPA campus Jaguarão: lazer, conhecimento e interação

Autores

  • Matheus Machado Rochel Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)o
  • Eugenio Manoel Silva Prego Universidade Federal do Pampa
  • Alessandra Buriol Farinha Unipampa, Jaguarão

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1345

Palavras-chave:

Lazer, Interação, Unipampa, Jaguarão.

Resumo

Vinculada ao projeto “PAMPATUR: Hospitalidade, Turismo e Organização de Viagens”, esta pesquisa teve como objetivo identificar as atividades de lazer praticadas, e as de interesse de acadêmicos da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - campus Jaguarão.  Para isso, foi realizada uma pesquisa através de questionário respondido por 43 discentes da universidade. A amostra foi constituída por acadêmicos de ambos os sexos com idade entre 17 e 27(ou mais) anos dos cursos de Turismo, Letras, Pedagogia, História e Produção Política e Cultural. A elaboração do instrumento de coleta dos dados teve como base as seis categorias de Marcelino (1996): físico, intelectual, artístico, manual, social e turístico. Foram feitos levantamento e análise do tempo livre dos acadêmicos, livre de obrigações profissionais, familiares, acadêmicas, sociais e religiosas. Os resultados indicaram que existe interesse na prática de lutas, entre as atividades intelectuais se destaca frequente o consumo de informação através da internet, assim como assistir filmes/séries e ouvir música, atividades relacionadas a culinária, ir a festas, namorar, sair com amigos, passear na cidade, porém com interesse em turismo náutico. Através desta pesquisa foi possível identificar melhor as segmentações de lazer de interesse dos estudantes, estes resultados contribuirão para a elaboração de propostas de lazer no campus, e então elaborar atividades que atendam aos seus perfis. As atividades de lazer podem promover a socialização, o intercâmbio de conhecimentos e impressões. Nesse contexto, além de contribuir para bem-estar dos discentes, as atividades de lazer no campus podem contribuir para a permanência dos discentes na universidade, através das relações humanizadas e experiências significativas em Jaguarão.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Matheus Machado Rochel, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)o

Graduando em Tecnologia em Gestão de Turismo na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).Monitor do Laboratório de Turismo

Alessandra Buriol Farinha, Unipampa, Jaguarão

Doutora em Memória Social e Patrimônio Cultural. Docente do Curso superior de Tecnologia em Gestão deTurismo da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). alessandrafarinha@unipampa.edu.br

Referências

BORGES, Raquel. A importância do lazer para nossa saúde e bem estar. Temporada Livre. Disponível em: <https://www.temporadalivre.com/blog/importancia-lazer-para-nossa-saude-e-bem-estar/> Acesso em 12 jan. 2019.

BRANDÃO, Carlos. F. Atividades de tempo livre e atividades de lazer. 1º Encontro da ALESDE - Curitiba, 2008. Disponível em: <http://www.alesde.ufpr.br/encontro/trabalhos/23.pdf/> Acesso em 10 jan. 2019.

BUZACARINI, Cíntia.; CORRÊA, Evandro. A. Lazer dos “estudantes universitários”. Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 13, n. 2, p. 15-28, abr./jun. 2015. Disponível em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8640653/> Acesso em 9 jan. 2019.

DUMAZEDIER, Joffre. Lazer e cultura popular. São Paulo: Perspectiva, 1973.

ELIAS, Norbert & DUNNING, Eric. A busca da excitação. Lisboa: Difel, 1985. Disponível em: <https://www.academia.edu/4894091/A_busca_da_excitação__norbert_elias_e_eric_ dunning/>. Acesso em 9 jan. 2019.

FONSECA, João. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

MARCELLINO, Nelson. C. Lazer e Educação. Campinas. São Paulo. Editora Papirus. 1987.

_____________. Estudos do lazer: uma introdução / 4.ed. São Paulo. Autores Associados, 2006. 100 p.

MELO, Victor. A. Introdução ao Lazer. Barueri SP: Manole, 2003.

PAIM, Maria. C. C. et al. Atividades de lazer praticadas por acadêmicos da UFSM no seu tempo livre. Revista Digital - Buenos Aires - Año 10 - N° 69, 2004.

PESSOA, Amanda. R. R. Lazer, escola e juventude: algumas aproximações. Crato, 2007. 60 f. Monografia (Licenciado em Educação Física) – Universidade Regional Cariri. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/EDUCACAO_ FISICA/monografia/Lazer-escola-e-juventude.pdf/> Acesso em 9 jan. 2019.

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (2014 – 2018) Universidade Federal do Pampa. Bagé, 2013.

SOUSA, Thiago e NAHAS, Markus Vinícius. Prevalência e fatores associados a menores níveis de prática de atividades físicas no lazer em estudantes de uma universidade pública do Estado da Bahia. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde. V. 16. N. 02, 2011. Disponível em http://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/627 Acesso em 14 de janeiro de 2018

TRIVIÑOS, Augusto. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

2019-05-05

Como Citar

Rochel, M. M., Silva Prego, E. M., & Farinha, A. B. (2019). Refletindo sobre a convivência na UNIPAMPA campus Jaguarão: lazer, conhecimento e interação. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(4). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1345

Edição

Seção

IV - Encontro Humanístico Multidisciplinar