Um Olhar sobre os Livros Escolares para o Ensino da Geografia no Rio Grande do Sul no Século XX

Autores

  • Dione Dutra Lihtnov Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1343

Palavras-chave:

Livros Escolares, Geografia, Rio Grande do Sul.

Resumo

O presente texto apresenta uma pesquisa de doutorado realizada junto ao programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas - UFPel, RS, Brasil. Apresenta-se como objetivo central a investigação do tema geografia nos livros didáticos produzidos por autoras gaúchas, no estado do Rio Grande do Sul, entre as décadas de 1940 e 1980. A escolha pelo recorte temporal justifica-se pela atuação do Centro de Pesquisa e Orientações Educacionais (CPOE), entre os anos de 1942 e 1970, no estado do Rio Grande do Sul. O CPOE teve um papel marcante nos rumos do ensino sul-rio-grandense orientando, fiscalizando e controlando projetos, práticas pedagógicas e a produção dos livros didáticos. Neste sentido, investigar a produção, a distribuição, e principalmente a utilização do livro didático de geografia nos permite não só entender a sistemática da política de produção e controle de livros didáticos no estado do Rio Grande do Sul, como também compreender as ideias a respeito do que a escola pretendia ensinar, possibilitando o conhecimento de concepções educativas que permearam as propostas pedagógicas deste período da história gaúcha. Considerando especificamente o tema geografia, a análise prévia dos conteúdos dos livros didáticos demonstra um direcionamento à Geografia Física ou Sistemática, com especializações tópicas (Geografia do Clima, Geografia do Relevo, Geografia da Geografia Econômica, etc.).

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dione Dutra Lihtnov, Universidade Federal de Pelotas

Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande. Licenciado em Geografia pela Universidade Fedral de Pelotas.

Referências

ALVES, Antônio Maurício Medeiros. A matemática moderna no ensino primário (1960-1978): análise das coleções de livros didáticos Estrada Iluminada e Nossa Terra Nossa Gente. Pelotas: UFPel, 2013. 320f. Tese (doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas.

BATISTA, Antônio Augusto Gomes. O conceito de “livros didáticos”. In: BATISTA, Antônio Augusto Gomes & GALVÃO, Ana Maria de Oliveira (org.). Livros escolares e de leitura no Brasil: elementos para uma história. Campinas: Mercado de Letras, 2009.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livro Didático e Conhecimento Histórico: Uma história do saber escolar. 1993. Tese (Doutorado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP, São Paulo, 1993.

CHARTIER. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL. Rio de Janeiro: Bertrand, 1990.

CHOPPIN, Alain. História dos Livros e das Edições Didáticas: sobre o estado da arte. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.3, set./dez. 2004, p.549-566.

CHOPPIN. O historiador e o livro escolar. In: História da Educação (ASPHE - Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação). FaE/UFPEL. Pelotas: 2002.

CORRÊA, Rosa Lydia Teixeira. O Livro Escolar como Fonte de Pesquisa em História da Educação. In: Cadernos Cedes, ano XIX, nº 52, Campinas, 2000, p.11-24.

DARNTON, Robert. O beijo de Lamourette: mídia, cultura e revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

LACOSTE, Yves. A geografia isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. 4ª ed. Campinas: Papirus, 1997.

LAJOLO, Marisa. Livro Didático: um (quase) manual de usuário. Brasília, 1996.

LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. A Formação da Leitura no Brasil. São Paulo: Ática, 1998.

LE GOFF, Jacques. Documento/Monumento. In: LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1990, p.535-549.

LÜDKE, Menga, ANDRÉ, Marli Elisa D. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MOREIRA, Ruy. O que é Geografia. 14ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

MUNAKATA, Kazumi. O Livro Didático: Alguns temas de pesquisa. In: Revista Brasileira de História e Educação. Campinas-SP, v. 12, n. 3, 2012.

PERES, Eliane. Aspectos da Produção Didática da Professora Cecy Cordeiro Thofhern. In: FRADE, Isabel Cristina Alves da S.; MACIEL, Francisca Isabel (org.). História da Alfabetização: produção, difusão e circulação de livros (MG/RS/MT, séc. XIX e XX). Belo Horizonte: Ceale/Fapemig, CNPq, UFMG/FAE, 2006b, p. 171-190.

PERES, Eliane. Produção de Cartilhas Escolares no Rio Grande do Sul entre as Décadas de 1950 e 1970: contribuições à história da alfabetização e das práticas escolares. ENDIPE, 14, 2008. Anais. Porto Alegre: PUCRS, 2008a, v. 1, p. 1-12.

PERES, Eliane; RAMIL, Chris de Azevedo. A constituição dos acervos do grupo de pesquisa história da alfabetização, leitura, escrita e dos livros escolares e sua contribuição para as investigações em educação. Hist. Educ. [Online]. Porto Alegre, 2015.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib. (Org.) Para Ensinar e Aprender Geografia. 3ª Ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SANTOS, Milton. Espaço e Método. São Paulo: Nobel, 1985.

VESENTINI, José William. Geografia, Natureza e Sociedade. São Paulo: Contexto, 1989.

Downloads

Publicado

2019-05-05

Como Citar

Lihtnov, D. D. (2019). Um Olhar sobre os Livros Escolares para o Ensino da Geografia no Rio Grande do Sul no Século XX. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(4). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1343

Edição

Seção

IV - Encontro Humanístico Multidisciplinar