GÊNERO, SEXUALIDADE E CURRÍCULO: PROBLEMATIZANDO A PERMANÊNCIA DE ALUNOS LGBTTIQ NA ESCOLA

Autores

  • Eduardo Lima Universidade Federal do Pampa
  • Ewerton da Silva Ferreira Universidade Federal do Pampa
  • Jaqueline Carvalho Quadrado Universidade Federal do Pampa
  • Tiara Cristiana Pimentel dos Santos Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1314

Palavras-chave:

Alunos LGBTTIQ, Currículo, Escola, Gênero, Sexualidade.

Resumo

As discussões de gênero e sexualidade no âmbito escolar emergiram a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1996) e ganharam força na última década com a publicação do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (2009). No entanto, paralelo a isso houve uma ampliação dos movimentos contrários a abordagem dos temas supracitados na escola, dentre eles, merece destaque o “Escola sem Partido” que acusa professores (as) de praticarem a “ideologia de gênero” no âmbito escolar. O presente trabalho tem por objetivo uma análise documental, bibliográfica, qualitativa e descritiva sobre os desafios da inserção da temática no currículo como ferramenta para a garantia da permanência de sujeitos LGBTTIQ+ na escola e, sobretudo, a garantia o direito ao acesso à educação previsto na Constituição Federal de 1988. A construção teórica utilizada como base na estrutura desse artigo consiste em Seffner (2011, 2016, 2017), Louro (2002, 2009) e Ferreira e Quadrado (2018) oportunizando uma ampla abordagem conceitual que justificam e problematizam a necessidade de incluir alunos (as) através da abordagem dos temas transversais de gênero e sexualidade no currículo escolar.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eduardo Lima, Universidade Federal do Pampa

Acadêmico do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus São Borja. Atualmente é Secretário Geral do Centro de Estudos Interdisciplinares, Membro do corpo editorial da revista MISSÕES, e do GEEP - Grupo de Pesquisa em Gênero, Ética, Educação e Política. Bolsista FAPERGS no Projeto de Pesquisa Fronteiras das relações de gênero em contexto escolar. Bolsista voluntário no Programa de Extensão Mulheres sem Fronteiras. Bolsista Voluntario no Projeto de Extensão Rodas de conversa: em debate a violência sexual contra crianças e adolescentes e organizador do II Seminário (Des)Fazendo Saberes na Fronteira. Militante LGBTTIQ+ e membro do Grupo de Estudos Gênero e Diversidade na Escola.

Jaqueline Carvalho Quadrado, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Sociologia Universidade de Brasília-UnB (2014). Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUCR (2001). Bacharel em Serviço Social pela Universidade Católica de Pelotas- UCPel (1998). Atualmente é Professora da Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja/RS. Pesquisadora e vice-líder do Grupo de Pesquisa em Gênero, Ética, Educação e Política. Coordena o Programa de Extensão Mulheres Sem Fronteiras, o qual desenvolve os seguintes projetos: Pegada Segura, Fala Sério, Seminário (Des) Fazendo Saberes na Fronteira. Coordena o projeto cultural Grupo Amuleto. Gerencia páginas na rede social facebook: Gênero e Diversidade-Grupo de Estudos, Gênero e Diversidade na Escola, Programa de Extensão Mulheres Sem Fronteiras e Grupo de Pesquisa em Gênero, Ética, Educação e Política. Atua principalmente nos seguintes temas: gênero, feminismos, sexualidade, bullying, interseccionalidades/consubstancialidade de gênero, raça/etnia, classe social e geração, políticas para mulheres, violência, saúde pública, sistema de segurança e prisional. Mãe de uma filha de 11 anos, é defensora da causa das mulheres na ciência.

Tiara Cristiana Pimentel dos Santos, Universidade de Passo Fundo

Licenciada do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/ Graduanda do curso de Ciências sociais Ciência Politica.Pela Universidade Federal do Pampa-UNIPAMPA Campus - São Borja. Bolsista CNPq. Membro do grupo de pesquisa, Relações de Fronteira: História, Política e cultura na tríplice aliança,Brasil, Argentina e Uruguai.

Downloads

Publicado

2019-05-05

Como Citar

Lima, E., Ferreira, E. da S., Quadrado, J. C., & Santos, T. C. P. dos. (2019). GÊNERO, SEXUALIDADE E CURRÍCULO: PROBLEMATIZANDO A PERMANÊNCIA DE ALUNOS LGBTTIQ NA ESCOLA. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(4). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1314

Edição

Seção

IV - Encontro Humanístico Multidisciplinar

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)