Uma análise pragmático-cognitivo da publicidade gráfica da Coca-Cola
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1312Resumo
Este estudo tem por objetivo verificar a contribuição da Teoria da Relevância (Sperber & Wilson,1995) na construção do sentido em peças publicitárias gráficas da Coca-Cola, produzidas entre 1940 e 2014, especificamente para o público brasileiro. A Teoria da Relevância, uma abordagem pragmático-cognitiva da comunicação humana, busca descrever e explicar de que forma os indivíduos processam mentalmente as informações, através da formulação de inferências dedutivas, para alcançar a mensagem emitida pelo comunicador. Deste modo, enfatizam-se aspectos como: a comunicação ostensivo-inferencial, a manifestabilidade mútua de suposições, o ambiente cognitivo do indivíduo e a importância do contexto na formação das suposições no processamento da informação. Por considerar-se a publicidade uma forma de expressão carregada de implícitos, e a fim de exemplificar como ocorrem os processos inferenciais altamente dependentes de contexto, que levam a uma compreensão adequada, gerando a interação comunicativa entre consumidores e anunciantes, foram selecionados, como objeto de análise deste trabalho, peças publicitárias gráficas da Coca-Cola que circularam no contexto brasileiro no período compreendido entre 1940 e 2014.
Palavras-Chave: teoria da relevância; publicidade; contexto brasileiro; cognição; comunicação; inferências.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.