Uma análise pragmático-cognitivo da publicidade gráfica da Coca-Cola

Autores

  • Marta Maria Silva Moreira PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina)

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1312

Resumo

Este estudo tem por objetivo verificar a contribuição da Teoria da Relevância (Sperber & Wilson,1995) na construção do sentido em peças publicitárias gráficas da Coca-Cola, produzidas entre 1940 e 2014, especificamente para o público brasileiro. A Teoria da Relevância, uma abordagem pragmático-cognitiva da comunicação humana, busca descrever e explicar de que forma os indivíduos processam mentalmente as informações, através da formulação de inferências dedutivas, para alcançar a mensagem emitida pelo comunicador. Deste modo, enfatizam-se aspectos como: a comunicação ostensivo-inferencial, a manifestabilidade mútua de suposições, o ambiente cognitivo do indivíduo e a importância do contexto na formação das suposições no processamento da informação. Por considerar-se a publicidade uma forma de expressão carregada de implícitos, e a fim de exemplificar como ocorrem os processos inferenciais altamente dependentes de contexto, que levam a uma compreensão adequada, gerando a interação comunicativa entre consumidores e anunciantes, foram selecionados, como objeto de análise deste trabalho, peças publicitárias gráficas da Coca-Cola que circularam no contexto brasileiro no período compreendido entre 1940 e 2014.

 

Palavras-Chave: teoria da relevância; publicidade; contexto brasileiro; cognição; comunicação; inferências.

Biografia do Autor

Marta Maria Silva Moreira, PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina)

Possui Licenciatura Plena em Português/Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2015) e pós-graduação (especialização) em Teoria e Prática da Formação do Leitor pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2017). Atualmente é aluna do curso de Especialização em Linguagens e Educação EAD pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestranda em Linguística Aplicada pela PUCRS/ Bolsista CAPES. Atua na área da educação há 10 anos lecionando na Educação Básica como professora de língua portuguesa e língua inglesa. Têm experiência na área de Linguística, com ênfase em teorias pragmáticas, cognitivas e formação leitora, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, formação do leitor, inferências e dislexia. 

Downloads

Publicado

05/05/2019

Como Citar

Silva Moreira, M. M. (2019). Uma análise pragmático-cognitivo da publicidade gráfica da Coca-Cola. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(4). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1312

Edição

Seção

IV - Encontro Humanístico Multidisciplinar