Projeto Arte na Escola: formação e mediação
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1251Palavras-chave:
arte-educação, formação e mediaçãoResumo
Resumo
O Projeto Arte na Escola − Polo UFPel integra uma rede nacional com a missão de promover a formação continuada para o professor de artes que atua nas diferentes etapas do ensino, visando qualificar processos de aprendizagem com intenção de formar cidadãos mais perceptivos, criativos e críticos de sua realidade. Nosso compromisso compreende a formação em escala ampliada e inclusiva, o que implica em promover ações de formação para o público da região geoeducacional de Pelotas. Em nossa concepção arte é uma área de conhecimento, objeto do saber, fazer, perceber, refletir, criar, criticar, ou seja, opera com todas as dimensões da produção da obra de arte. Para dar conta dessas metas o projeto promove oficinas, cursos, mostras, jornadas de aprimoramento, encontros e ciclos de debates e seminários, que contemplam a diversidade das linguagens artísticas, bem como dimensões poéticas e educacionais. A linha metodológica é integradora, multidisciplinar e aberta às motivações e demandas dos grupos participantes, segundo concepções emergentes que percebem o processo artístico como experiência dinâmica, cognitiva, simbólica e coletiva.
Palabras chaves: arte-educação; formação e mediação
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.