Cirandar: As Experiências Relatadas nos Diários de Campo de Formação Docente

Autores

  • Rafaela Engers Günzel Universidade Federal do Rio Grande
  • Aline Machado Dorneles Universidade Federal do Rio Grande
  • Maria do Carmo Galiazzi Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1245

Resumo

Estarão sendo apresentadas experiências docentes vividas no projeto Cirandar: Rodas de Investigação desde a Escola realizado na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Trata-se de um projeto de extensão desenvolvido anualmente, desde o ano de 2012, com a participação de professores da rede de educação básica, professores e acadêmicos dos cursos de Licenciatura da FURG. No projeto, a escrita narrativa por meio dos relatos de experiência docente, na leitura entre pares, na reescrita com as contribuições do leitor parceiro, bem como a manutenção de um diário de campo, é a aposta para traçar investigações sobre as experiências docentes. Esse coletivo de professores, a partir dos pressupostos teóricos metodológicos da pesquisa narrativa, investigam suas próprias temáticas docentes escolhidas. Neste relato, a partir da análise dos diários de campo produzidos nos anos de 2015, 2016 e 2017, buscamos identificar quais são as experiências que se mostram nos diários dos participantes do cirandar. Sustentado pela abordagem sociocultural o projeto Cirandar tem como argumento fundamental que a formação deve ser desenvolvida com diálogo intenso sobre questões de interesse para os participantes. Nesse sentido a sala de aula de cada professor é seu objeto de interesse, assim o processo de formação no Cirandar oportuniza que cada participante possa documentar suas experiências, compreendendo sua sala de aula como integrante da formação e foco de investigação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rafaela Engers Günzel, Universidade Federal do Rio Grande

Mestranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG). Graduada em Química Licenciatura pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Aline Machado Dorneles, Universidade Federal do Rio Grande

Doutorado em Educação em Ciências pela FURG; Professora adjunta do departamento da Escola de Química de Alimentos da FURG.

Maria do Carmo Galiazzi, Universidade Federal do Rio Grande

Doutorado em Educação pela PUC

Downloads

Publicado

2019-05-05

Como Citar

Günzel, R. E., Dorneles, A. M., & Galiazzi, M. do C. (2019). Cirandar: As Experiências Relatadas nos Diários de Campo de Formação Docente. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(4). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1245

Edição

Seção

IV - Encontro Humanístico Multidisciplinar