Falando sobre o “desconhecido”: reflexões acerca de comentários homofóbicos produzidos numa postagem do Facebook sobre os estudos de gênero na Geografia.
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1235Resumo
O estudo é resultado da análise de uma postagem e de seus comentários realizados no ciberespaço, na rede social Facebook, proferidos por uma figura pública de um partido político no município do Rio Grande - RS, acerca das discussões de gênero nas Ciências Humanas, em específico, na Geografia. Apresentamos uma reflexão sobre o “desconhecido”, aferindo que no campo disciplinar da ciência geográfica, os estudos de gênero e sexualidades são discutidos a mais de 40 anos. A partir da análise da publicação, apontamos que a postagem e seus comentários são marcados por discursos homofóbicos e atravessados por olhares conservadores e de desconhecimento sobre o que a ciência geográfica estuda. Entendemos que os estudos de gênero na Geografia são potentes para uma visão ampliada do espaço geográfico, sabendo que este é produzido por sujeitos e seus marcadores sociais. Com isso, compreendemos que abordar os estudos de gênero e sexualidades em áreas tradicionais é dar visibilidade a grupos, historicamente marginalizados e, com isso, reduzir as desigualdades sócioespaciais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores retêm os direitos autorais de suas obras e concedem à RELACult o direito de primeira publicação. Todos os artigos são simultaneamente licenciados sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), permitindo o compartilhamento, distribuição, cópia, adaptação e uso comercial desde que atribuída a autoria original e indicada a primeira publicação nesta revista.
A RELACult disponibiliza todo o seu conteúdo em acesso aberto, ampliando a visibilidade e o impacto dos trabalhos publicados. As informações de contato fornecidas no sistema de submissão são utilizadas exclusivamente para comunicação editorial e não serão compartilhadas para outros fins.