On-line/ Off-line: relação corpo, espaço e masculinidades de homens que buscam parceiros do mesmo sexo no App Tinder no município do Rio Grande – RS.
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1233Resumo
O estudo é resultado em andamento da pesquisa de mestrado em Geografia, objetiva apresentar a relação corpo, espaço e masculinidades de homens que buscam parceiros do mesmo sexo no aplicativo Tinder, no município do Rio Grande – RS. Aferimos que o corpo se constituiu como um tema raro na Geografia até o século XXI, a partir disso passa a ser considerado como um elemento geográfico, na medida que se compreende que o espaço não é produzido por sujeitos neutros. Para entender esta relação, foram aplicados questionários semiestruturados online a 154 homens, além da realização de cinco entrevistas em profundidade. Apontamos, a partir de primeiros olhares, que o corpo é um importante dispositivo no espaço virtual, capaz de ser um determinante na busca por relações afetivo-sexuais e na produção de novas sociabilidades gays nos diferentes espaços. Aferimos que as masculinidades dos sujeitos entrevistados estão interpeladas pelos espaços que ocupam e, atravessadas pelos modelos hegemônicos impostos pela sociedade. Por fim, apontamos que os resultados são preliminares, limitados as nossas imersões e primeiras análises.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.