Loucas por livros: as bibliotecárias escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1209

Palavras-chave:

Leitura Literária, Bibliotecas escolares, Mediador, Formação de professores

Resumo

No artigo apresentamos o Curso de Aperfeiçoamento “Somos Loucos por Livros”, cujo foco foi qualificar professores da rede pública municipal de Pelotas que atuam em Bibliotecas Escolares. Composta por 89 escolas – 60 EMEF e 29 EMEI –, a rede conta com professores para as incumbências referentes aos serviços bibliotecários. Nossas referências indicam que a Biblioteca é um espaço destinado a políticas de leitura – processos de acesso, uso, fruição e trocas relativas ao artefato mais importante de nossa cultura escrita, o livro. Assim, argumentamos pela premência de que o espaço exista, seja significado pela gestão escolar e ocupado intensamente pelos sujeitos que habitam a escola. Para objetivar a formulação e o desenvolvimento de um diálogo entre Universidade, Secretaria de Educação e Desporto e professores que atuam em Bibliotecas, um grupo de trabalho foi criado em novembro de 2017. Desse, surgiu a proposição de um programa de aperfeiçoamento cujo foco é a formação do mediador em leitura literária na escola. Desenvolvido no ano de 2018, através de um encontro mensal não obrigatório, houve palestras, aulas em livrarias e bibliotecas além de estudos de obras, de autores e gêneros literários. Ao analisar o impacto dessa proposição, intencionamos elencar práticas que oportunizem um aprofundamento nos estudos a respeito da relevância da biblioteca e seus acervos nas escolas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ieda Maria Azevedo, Universidade Federal de Pelotas

Ieda Maria Kurtz de Azevedo

Licencianda em Pedagogia 

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas

F: (53) 984275604

R: José Alvares De S. S. Sobrinho, 314

Fragata, 96040460 Pelotas/RS

Kurtzieda@gmail.com

 

 

Cristina Maria Rosa, Universidade Federal de Pelotas

Cristina Maria Rosa

Doutora em Educação Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas

F: (53) 991 35 87 65

Av. 25 de Julho, 755/199

Três Vendas. 96065-620. Pelotas, RS, Brasil

cris.rosa.ufel@hotmail.com

Simone Echebeste, SMED Pelotas

Simone da Silva Echebeste

Biblioecária

SMED Pelotas
UFPEL
GELL

Referências

ÁLVARES (2004): Oportuniza uma “intensidade” de interação com “a palavra que é só palavra” e uma experiência “libertária de ser e viver”, de acordo com e a escrita literária tem três características fundamentais: “ela é coisa na/da linguagem, aquilo que na/da linguagem não é discurso, mas silêncio”, a escrita ou a leitura de um texto literário “é uma actividade que rompe (no sentido violento) o laço social” e, esta ruptura “tem um alcance e um valor sexuais”.

BAGNO (2014): A literatura pressupõe assumir que a linguagem é uma “faculdade cognitiva exclusiva da espécie humana que permite a cada indivíduo representar e expressar simbolicamente sua experiência de vida”

BAPTISTA (2014): [...] Partimos do pressuposto que, entre as ações mais relevantes que ocorrem nesse ambiente está a promoção de situações de leitura para crianças que se encontram “na fase incipiente de contato com a linguagem escrita e que ainda não fazem uso autônomo dessa linguagem” [...].

BENJAMIN (1933), No texto Experiência e Pobreza, o filósofo disserta sobre a perda da capacidade de contar histórias – e de, com elas, dar ensinamentos morais através do intercâmbio de experiências –, ocasionada pela dissolução dos vínculos familiares e pelo empobrecimento de experiências comunicáveis da população.

BERNARDO (2002): A ficção, a literatura, fazem mais do que ampliar as nossas perspectivas, ao mapearem a realidade, anunciando territórios inexplorados e desconhecidos; a ficção e a literatura nos permitem viver o que de outro modo talvez não fosse possível, ou seja, nos permitem ser outros (os personagens) e adquirir, ainda que momentaneamente, a perspectiva destes outros – para, adiante, termos uma chance de cumprir o primado categórico de todas as éticas, de tão difícil realização: ser o que se é".

BRASIL (1998): [...] normativa (Lei Nº 12.244) que determina a existência de bibliotecas em instituições de ensino.

BRIQUET DE LEMOS (2008): [...] Entre os pré-requisitos necessários para que ela exista e se configure como “instituição social”, lista a “intencionalidade política e social”, o “acervo e os meios para sua renovação”, a “organização e sistematização”, uma “comunidade de usuários, efetivos e potenciais” e, não menos importante, “o local, o espaço físico” onde se dará o encontro entre os usuários, os livros e as políticas de leitura [...].

CARNEIRO DA SILVA (1995): [...] aborda o tema em Miséria da Biblioteca Escolar (1995). No texto, o autor expõe a realidade das escolas brasileiras: “... quando existe biblioteca, esses lugares não passam de depósitos de livros e de outros objetos, com horários de funcionamento breves e irregulares, ou ainda são convertidas em espaços de punição”. Sobre o mesmo tema, Neves é clara quando considera que, em muitas escolas, as bibliotecas acabam “cumprindo mais a função de depósito de livros e materiais do que de ambiente pedagógico para informação, letramento e fruição”.

COELHO (1991): A literatura é uma arte. Para quem escreve e para quem frui. É um fenômeno da criatividade...

COSSON (2014): A leitura de literatura é um “modo muito singular de construir sentidos”.

CUNHA (2014): A literatura é uma experiência estética, cujo resultado seu criador quer fazer único e inconfundível, com marcas que ele gostaria que fossem percebidas pelo leitor como pegadas no caminho da leitura. A literatura é uma experiência estética literária como a soma da percepção/apreensão inicial de uma criação literária e das muitas reações (emocionais, intelectuais ou outras) que esta suscita (...). A leitura de literatura é uma experiência rigorosamente pessoal para o leitor quanto a criação é para seu autor.

DA MATA (2014): A literatura exige um “leitor proficiente”, aquele que não só “decodifica as palavras que compõem o texto escrito”, mas, também, “constrói sentidos de acordo com as condições de funcionamento do gênero em foco”. Para tal, mobiliza “um conjunto de saberes sobre a língua”, representado por “outros textos, o gênero textual, o assunto focalizado, o autor do texto, o suporte e os modos de leitura”.

FIAD & VAL (2014): É uma das formas de produzir sentido e pode ser conceituada como “um fenômeno social, uma forma de ação e de interação social”. Assim, “produzir um texto significa dizer algo a alguém, por algum motivo, de algum modo, em determinada situação”.

MANGUEL (1999): Ouvir histórias lidas, desde há muito tempo é um hábito que envolve prazer, instrução e informação. Reunir-se para ouvir alguém ler tornou-se também uma prática necessária na Idade Média, pois, segundo Manguel (1999), até a invenção da imprensa, a alfabetização era rara e os livros, propriedade dos ricos, privilégio de um pequeno punhado de leitores. Assim, pessoas que desejavam ter acesso a algum livro que apreciassem tinham mais oportunidade de ouvir o texto “recitado ou lido em voz alta do que de segurar o precioso volume nas mãos”.

NEVES (2010), [...] “esse ambiente escolar em geral tem sido desprezado pelas políticas públicas e pelas práticas docentes”.

PAULINO (2014): “Prática cultural de natureza artística”, pois a leitura do texto literário se diferencia por oportunizar contato com “outros mundos, em que nascem seres diversos, com suas ações, pensamentos, emoções”. [...] promoção do encontro entre livro e leitor, a fim de que este “estabeleça com o texto lido uma interação prazerosa”, de acordo com Paulino (2014, p. 177).

PIERUCCINI (2002): [...] Dispositivo “complexo, constituído por elementos heterogêneos como a arquitetura e o ambiente, as técnicas e tecnologias, os processos e produtos, as regras e regulamentos, os conteúdos materiais e imateriais”, a Biblioteca para crianças e jovens é responsável por ampliar sentidos aos “significados por ela guardados” [...].

QUEIRÓS (2010): Literatura é direito ainda não escrito...

REYES (2014): [...] um mediador - uma pessoa que "estende pontes entre os livros e os leitores". A literatura e sua fruição demandam um experiente da espécie que, ao exercer o ofício de mediador, “crie as condições para fazer com que seja possível que um livro e um leitor se encontrem”, em “rituais, momentos e atmosferas propícias”.

TODOROV (2010): É a literatura que nos faz humanos e só a ficção nos salva. A literatura integra a cultura escrita, uma de nossas maiores conquistas antropológicas. Todorov (2013): “A importância da Literatura não é o método ou teoria com a qual a estudamos, mas é a própria Literatura. Porque ela fala de nós mesmos, da condição humana, da nossa sociedade. Ela nos permite compreender melhor o mundo. Quando lemos um livro, está lá o que é mais importante”.

UNESCO (1999): Ao observar o Manifesto pela Biblioteca Escolar percebemos que um dos objetivos deste espaço é “desenvolver e manter nas crianças o hábito e o prazer da leitura e da aprendizagem, bem como o uso da biblioteca ao longo da vida”.

Downloads

Publicado

2019-05-05

Como Citar

Azevedo, I. M., Rosa, C. M., & Echebeste, S. (2019). Loucas por livros: as bibliotecárias escolares. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(4). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1209

Edição

Seção

IV - Encontro Humanístico Multidisciplinar