Patrimônios Afetivos: Um Roteiro Turístico a Partir Da Memória De Idosos

Autores

  • Milena Behling Oliveira Universidade Federal de Pelotas
  • Diego Lemos Ribeiro Universidade Federal de Pelotas, programa de Pós-graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural. Instituto de ciências humanas.

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1208

Palavras-chave:

Afeto, Idoso, Lugares de Memória, Patrimônio, Roteiro turístico.

Resumo

O estudo em questão é um recorte de uma pesquisa de mestrado intitulado Lugares de Memória: Patrimônios afetivos de Morro Redondo-RS, que se encontra em desenvolvimento no programa de pós-graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas. Partiremos da premissa que os patrimônios de uma cidade não se configuram apenas a partir de bens tombados ou registrados juridicamente, entendemos nessa pesquisa, os patrimônios como referenciais que estão ligados aos moradores locais por meio dos afetos. O objetivo da pesquisa em questão é a identificação dos Patrimônios Afetivos da cidade de Morro Redondo-RS na visão dos idosos. As narrativas dos indivíduos indicam lugares de memória que os mesmos consideram patrimônios, porém, não visto pelo âmbito do patrimônio consagrado que conhecemos, mas pela afetividade que esses lugares despertam nos sujeitos. No escopo da pesquisa, designamos esses referenciais como Patrimônios Afetivos. Em termos metodológicos, essa pesquisa se configura como qualitativa e enquadrada na pesquisa social, foi utilizado metodologicamente entrevistas e relatos para obtermos os resultados da pesquisa. Isto posto, para o recorte pretendido neste estudo, buscamos debater como os patrimônios afetivos identificados podem ajudar na formação de um novo roteiro turístico para a região de Morro Redondo. E por fim, apresentar desdobramentos empíricos de patrimônios afetivos já identificados.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Milena Behling Oliveira, Universidade Federal de Pelotas

Turismóloga, Mestra em Memória Social e Patrimônio Cultural.

Diego Lemos Ribeiro, Universidade Federal de Pelotas, programa de Pós-graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural. Instituto de ciências humanas.

Museólogo, Doutor em Arqueologia pelo Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da Universidade de São Paulo. Atualmente Professor Adjunto do Curso de Museologia da Universidade Federal de Pelotas e professor do programa de Pós-graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural. Instituto de ciências humanas.

Referências

COOPER, C; ARCHER, B. Os impactos positivos e negativos do turismo. In Theobald, W.F (org.). Turismo Global. São Paulo: Editora Senac, 2001.

CORIOLANO, L. N. M. T; LIMA, L. C. (orgs.). Turismo Comunitário e Responsabilidade Sócio Ambiental. Fortaleza: EDUECE, 2003.

DE VARINE, H. As raízes do futuro: o patrimônio a serviço do desenvolvimento local. Trad. de Maria de Lourdes Parreiras Horta. Porto Alegre: Medianiz, 2012. 256 p.

DECLARAÇÃO DE QUÉBEC: Sobre a preservação do "Spiritu loci". Assumido em Québec, Canadá, em 4 de outubro de 2008. Disponível em: <http://www.icomos.org/quebec2008/quebec_declaration/pdf/GA16_Quebec_Declarat on_Final_PT.pdf

DOHMANN, M. A experiência material: a cultura do objeto. Rio de Janeiro: Rio Books, 2013.

HALBWACHS, M. A Memória Coletiva. Rio de Janeiro: Vertice, 1990. ______. Los Marcos Sociales de la Memoria. Caracas, Anthropos Editorial, 1976.

IBGE. Censo Demográfico, 2018. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rs/morro-redondo/panorama. Acesso em: 25 de jul, 2018.

LUCHIARI, M T. D. P. Urbanização turística: um novo nexo entre lugar e o mundo. In Lima, Luiz Cruz (org). Da cidade ao campo: a diversidade do saber-fazer turístico. Fortaleza. UECE, 1998, p. 15-29.

NORA. P. 1993. Entre a Memória e História: A problemática dos lugares. Trad: Yara Aun Khoury. In: Projeto História, São Paulo: dez.

PRATS, L. Concepto y gestión del patrimonio local. Cuadernos de Antropología Social No 21, pp. 17-35, 2005.

Prefeitura Municipal de Morro Redondo. Disponível em: http://www.pmmorroredondo.com.br/historia.html. Acesso em: 14 de dez, 2018.

Downloads

Publicado

2019-05-05

Como Citar

Oliveira, M. B., & Ribeiro, D. L. (2019). Patrimônios Afetivos: Um Roteiro Turístico a Partir Da Memória De Idosos. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(4). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1208

Edição

Seção

IV - Encontro Humanístico Multidisciplinar