O JOGO DIGITAL COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DA HISTÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1190Palavras-chave:
, Jogo Digital, Aprendizagem, Programação, História.Resumo
O presente trabalho pretende relatar a experiência de aplicação do jogo “Quiz Digital: sociedades sambaquianas”, desenvolvido por estudantes do Curso de Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica, como estratégia facilitadora para o processo de construção de conhecimentos históricos. A produção de um jogo digital de perguntas e respostas para a área de História aponta para as possibilidades de integração entre os conhecimentos da área de ciências humanas e aqueles conhecimentos gerados pelos componentes de áreas técnicas, como iniciação à programação, eletrônica e microeletrônica. A experiência didático pedagógica aqui discutida deu-se com alunos do 3º semestre do Curso Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, unidade vinculada a Universidade Federal homônima. Da atividade, resultaram avaliações e sugestões para o aprimoramento do jogo, dadas por alunos trabalhadores que, em geral, são tidos como imigrantes digitais, que somente após a popularização das novas tecnologias, vêm adotando-as gradativamente.
Métricas
Referências
BARBOSA, L. Projeto de trabalho: uma forma de atuação psicopedagógica. 2ª ed. Curitiba: L. M. S, 1998.
FLUSSER, V. Filosofia da Caixa Preta. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
RUFINI, S. E.; BZUNECK, J. A.; OLIVEIRA, K. L. D. A Qualidade da Motivação em Estudantes do Ensino Fundamental. Paidéia, Curitiba, v. 22, n. 51, p. 53-62. 2012.
TAROUCO, L. Jogos, computador e Internet na educação. Disponível em <http://penta3.ufrgs.br/animacoes/JogosEducacionais> Acesso: 26 de novembro de 2015.
TAROUCO, L. M. R.; ROLAND, L. C.; FABRE, M. C. J. M.; KONRATH, M. L. P. Jogos educacionais, RENOTE - Novas Tecnologias na Educação, v. 2, n. 1. 2004.
VILARINHO, L. R. G.; LEITE, M. P. AVALIAÇÃO DE JOGOS ELETRÔNICOS PARA USO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: ULTRAPASSANDO A ESCOLHA BASEADA NO BOM SENSO, RENOTE - Novas Tecnologias na Educação, v. 13, n. 1. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.