O Estágio Supervisionado na formação inicial em Ciências da Natureza: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1187Palavras-chave:
Ensino de Ciências, EJA, formação docente, licenciaturaResumo
O Curso de Ciências da Natureza - Licenciatura da Universidade Federal do Pampa/ Dom Pedrito, visa à formação de professores na área, com ênfase na pesquisa e reflexão ética sobre a sociedade e a natureza. Neste processo, o Estágio Supervisionado constitui-se em uma ferramenta de formação, com propósito de aproximar a o acadêmico com a realidade na qual atuará, articulando o conhecimento científico com situações que fazem parte da vivência em sala de aula. Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas por acadêmicas no Estágio Supervisionado III do referido curso, realizado em turmas da Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em um instituto público de educação do município. Por meio do estágio, que possibilitou o desenvolvimento de 40h de regência, este momento foi percebido como via de trocas: com as estagiárias compartilhando seus conhecimentos com os alunos e os alunos, auxiliando as estagiárias na constituição enquanto professoras de Ciências da Natureza. Nesta etapa do curso, a principal barreira encontrada foi a de adequar o conhecimento científico a uma linguagem significativa ao público, possibilitando a construção de conhecimento pelo estudante da EJA de forma contextualizada. Assim, além de proporcionar tal experiência, o estágio possibilitou a compreensão do universo escolar, que em sua diversidade converge para um ponto comum: a formação integral do estudante.
Métricas
Referências
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores de Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Parecer CNE/CP 009/2001.
CARVALHO, A. M. P.de C. (Org.). Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M., Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
GONÇALVES, C. L. e PIMENTA, S. G. Revendo o ensino de 2o Grau, propondo a formação do professor. São Paulo: Cortez, 1990.
PICONEZ, S. C. B. (Org.) A prática de ensino e o Estágio Supervisionado. 2 ed. Campinas: Papirus, 1994. 139 p.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004.
RIO GRANDE DO SUL. Secretaria Estadual de Educação. Regimento Referência do Ensino Médio, SEDUC, 2011.
SANTOS, H. M. dos. O estágio curricular na formação de professores: diversos olhares. In: 28ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, GT 8 – Formação de Professores. Caxambu, 2005.
SOUZA, M. A. Educação de Jovens e Adultos. 2 ed. rev. Curitiba: Ibpex, 2011.
VENTURA, J., BONFIM, M. I. Formação de professores e Educação de Jovens e Adultos: o formal e o real nas licenciaturas. Educação em Revista, v. 31, n. 2. Belo Horizonte, p. 211 – 227, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.