Vigotski: os conceitos espontâneos e científicos
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1137Palavras-chave:
Vigotski, aprendizagem, conceitos espontâneos, conceitos científicosResumo
O presente artigo apresenta o resumo do capítulo seis da obra A construção do pensamento e da linguagem, de Lev Semenovich Vigotski (2009). Ele faz parte de um projeto em desenvolvimento, na forma de pesquisa-ação, desenvolvido através de encontros com um grupo de professores na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Castelo Branco, localizada no Município de Jaguarão, Rio Grande do Sul. Sua leitura se torna extremamente relevante para os professores em formação, uma vez que o capítulo daquela obra explora, genuinamente, os conceitos espontâneos e os conceitos científicos acerca do desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. O escopo deste trabalho está na necessidade de se repensar, juntamente com o grupo de professores da escola, o ensino de conteúdos, fundamentalmente voltados para a preocupação com o aprendizado pelos alunos. O projeto mencionado está em andamento e os encontros da pesquisa-ação continuam para que, futuramente, possamos nos apropriar de resultados mais precisos para fins de conclusão e aplicação.
Referências
COSTAS, Fabiane Adela Tonetto. Formação de conceitos em crianças com necessidades educacionais especiais: contribuições da Teoria Histórico-Cultural. Santa Maria: Editora UFSM, 2012. 200 p.
SILVA JUNIOR, Bento Selau da. Fatores associados à conclusão da educação superior por cegos: um estudo a partir de L. S. Vigotski. 2013. 288 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.
VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores retêm os direitos autorais de suas obras e concedem à RELACult o direito de primeira publicação. Todos os artigos são simultaneamente licenciados sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), permitindo o compartilhamento, distribuição, cópia, adaptação e uso comercial desde que atribuída a autoria original e indicada a primeira publicação nesta revista.
A RELACult disponibiliza todo o seu conteúdo em acesso aberto, ampliando a visibilidade e o impacto dos trabalhos publicados. As informações de contato fornecidas no sistema de submissão são utilizadas exclusivamente para comunicação editorial e não serão compartilhadas para outros fins.