Vigotski: os conceitos espontâneos e científicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1137

Palavras-chave:

Vigotski, aprendizagem, conceitos espontâneos, conceitos científicos

Resumo

O presente artigo apresenta o resumo do capítulo seis da obra A construção do pensamento e da linguagem, de Lev Semenovich Vigotski (2009). Ele faz parte de um projeto em desenvolvimento, na forma de pesquisa-ação, desenvolvido através de encontros com um grupo de professores na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Castelo Branco, localizada no Município de Jaguarão, Rio Grande do Sul. Sua leitura se torna extremamente relevante para os professores em formação, uma vez que o capítulo daquela obra explora, genuinamente, os conceitos espontâneos e os conceitos científicos acerca do desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. O escopo deste trabalho está na necessidade de se repensar, juntamente com o grupo de professores da escola, o ensino de conteúdos, fundamentalmente voltados para a preocupação com o aprendizado pelos alunos. O projeto mencionado está em andamento e os encontros da pesquisa-ação continuam para que, futuramente, possamos nos apropriar de resultados mais precisos para fins de conclusão e aplicação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nandjara Novo Castro, Universidade Federal do Pampa - campus Jaguarão

Licenciada em Pedagogia, especialista em Psicopedagogia clínica e institucional e mestranda em Educação.

Referências

COSTAS, Fabiane Adela Tonetto. Formação de conceitos em crianças com necessidades educacionais especiais: contribuições da Teoria Histórico-Cultural. Santa Maria: Editora UFSM, 2012. 200 p.

SILVA JUNIOR, Bento Selau da. Fatores associados à conclusão da educação superior por cegos: um estudo a partir de L. S. Vigotski. 2013. 288 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

Downloads

Publicado

2019-05-05

Como Citar

Castro, N. N. (2019). Vigotski: os conceitos espontâneos e científicos. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E Sociedade, 5(4). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1137

Edição

Seção

IV - Encontro Humanístico Multidisciplinar