A Suécia no Novo Milênio: os Direitos Humanos sob a Nova Ordem Mundial
DOI:
https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1125Resumo
Este artigo busca apontar informações sobre o fenômeno migratório na Suécia envolvendo as violações de direitos humanos no país. Trata-se de uma pesquisa explicativa, realizada através de uma abordagem qualitativa-quantitativa, englobando elementos bibliográficos, documentais e estatísticos à análise. Utiliza-se também o método indutivo, com o intuito de contrapor o discurso instituído pela mídia e orientar o leitor a um viés divergente do abordado pela agenda política do Primeiro Mundo, atribuindo, juntamente das informações coletadas, um caráter humanitário ao contexto em foco. Os resultados apontam para a ausência de comprovação científica envolvendo a correlação entre as comunidades de imigrantes e o aumento da criminalidade ou o desequilíbrio econômico que ameaça o Estado de bem-estar social sueco. Ademais, evidencia-se uma série de graves ameaças aos direitos dos grupos minoritários no país, envolvendo inclusive as comunidades tradicionais Sami.
Palavras-chave: Direitos Humanos; Imigração; Sociedade; Suécia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores retêm os direitos autorais de suas obras e concedem à RELACult o direito de primeira publicação. Todos os artigos são simultaneamente licenciados sob Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), permitindo o compartilhamento, distribuição, cópia, adaptação e uso comercial desde que atribuída a autoria original e indicada a primeira publicação nesta revista.
A RELACult disponibiliza todo o seu conteúdo em acesso aberto, ampliando a visibilidade e o impacto dos trabalhos publicados. As informações de contato fornecidas no sistema de submissão são utilizadas exclusivamente para comunicação editorial e não serão compartilhadas para outros fins.