Professores egressos: formação docente e saberes da experiência

Edenar Souza Monteiro, Gregorio Vittori Frigeri, Rafael Almeida, Leia Laura Souza Mendes

Resumo


O objetivo deste estudo é conhecer e analisar o percurso de escolarização de egressos do curso de Pedagogia da Universidade de Cuiabá, salientando a formação docente e os saberes da experiência. Para alcançar os resultados utilizou-se a abordagem metodológica qualitativa narrativa, realizando a aplicação de questionários abertos e entrevistas semiestruturadas com professores dos Anos Iniciais da Educação Básica, egressos da Universidade de Cuiabá, Campus Beira Rio I. Dados empíricos apontaram que devido às adversidades vivenciadas, parte dos acadêmicos, ao longo do curso, são acometidos por sobrecarga emocional quando se deparam com os afazeres pessoais, a dedicação dos estudos e a busca de conciliar a vida cotidiana com a vida acadêmica - considerando que a vida acadêmica exige um alto grau de dedicação, além de atividades extraclasses que são necessárias ao cumprimento das ementas. Entende-se por vida cotidiana as obrigações com os filhos, esposos e afazeres domésticos. As narrativas produzidas pelas professoras se revelaram como um elemento de reflexão da formação docente, que demonstraram mais consciência de sua própria prática incluindo a reflexão, a avaliação e o aprimoramento do trabalho pedagógico. Ficou evidente que o curso de Pedagogia possibilitou o contato com as aprendizagens durante o Estágio, com a teoria durante o período de formação, além da troca de conhecimento com as colegas de curso, construindo elementos significativos que resultaram na formação docente, fortalecendo o significado do que é ser professor.


Palavras-chave


Professores Egressos; Formação docente; Saberes da experiencia.

Texto completo:

PDF

Referências


CLANDÍNIN, D. Jean; CONNELLY F. Michael. Conocimiento Práctico Personal De Los Profesores: Imagen y Unidad Narrativa. In: ÂNGULO, L. M. V. Conocimiento, Crencias y Teorías de los Profesores. Murcia: Editorial Marfil, 2011.

BUENO, B. O. et al. Histórias de vida e autobiografias na formação de professores e profissão docente (Brasil, 1985-2003). Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 385-410, maio/ago. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v32n2/a13v32n2.pdf. Acesso em: 01 de set. 2017. (Artigo em Periódico Digital)

CATANI, Denise Bárbara. et al. História, memória e autobiografia na pesquisa educacional e na formação. In: CATANI, D. B. et al. (Orgs). Docência, memória e gênero: estudos sobre formação. São Paulo/SP: Escritura Editora, 1997.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza / Francisco Imbernón. – 7. Ed. – São Paulo, Cortez, 2009, - (Coleção Questões da Nossa Época; v. 77).

MARCELO GARCIA, C. Formação de professores – para uma mudança educativa.

Porto: Porto Editora, 1999.

SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: Nóvoa, António, Os Professores e sua Formação. Portugal (Lisboa): Publicações Dom Quixote, 1992 (2.a edição).

SOUZA, E. C. Pesquisa narrativa e escrita (auto) biográfica: interfaces metodológicas e formativas. In: SOUSA, Elizeu Clementino de.; ABRANHÃO, M. H. M. B. Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006, p. 135-147.

PIMENTA, S.G. & LIMA, M.S. L (2006). Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poiésis, v.3(3-4), p. 5-24. Disponível em: . acesso em: 02 de agos. 2017. (Artigo em Periódico Digital)

PIMENTA, S. G. Formação de professores - saberes da docência e Identidade do professor. Nuances - Vol. III- Setembro de 1997. Disponível em: http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/viewDownloadInterstitial/50/46.

Acesso em: 07 de jul. 2017. (Artigo em Periódico Digital)

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

_______________. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação do magistério. Revista Brasileira de Educação. Campinas, ANPED – Autores associados, n. 13, p. 05-21, jan./abril. 1998. Disponível em: . Acesso em: 10 mar.. 2017. (Artigo em Periódico Digital)

NÓVOA, A. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, António. Vidas de Professores. Portugal: edição. Porto: Editora Ltda. 2009. P.11-30.

___________. Os professores e a sua formação. 2.ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

TEIXEIRA, L. M. As narrativas de professores sobre a escola e a mediação de um Grupo de Pesquisa-Formação. Revista Brasileira Sobre Formação Docente Belo Horizonte, v. 03, n. 03, p. 121-135, ago./dez. 2010. Disponível em: Disponível em . Acesso em 11 ago. 2017. (Artigo em Periódico Digital)




DOI: http://dx.doi.org/10.23899/relacult.v4i3.941

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 Edenar Souza Monteiro, Gregorio Vittori Frigeri, Rafael Almeida, Leia Laura Souza Mendes

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Qualis CAPES (2013-2016):

B2 - Ensino; B4 - Interdisciplinar; B5 - Ciência Política e Relações Internacionais; B5 - Comunicação e Informação; B5 - Letras/Linguística; B5 - Ciências Agrárias I; C - Ciências Biológicas II; C - Direito; C - História e C - Sociologia.

 

e-ISSN 2016/Atual: 2525-7870 | e-ISSN 2015/2016: 2447-018X

Facebook - Twitter - Instagram

Realização:

Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura

Endereço Eletrônico: relacult@claec.org


Contador disponível desde 05/2016.

universidades e ensino superior
contador de visitas